Os mais de 1,9 mil profissionais inscritos no XIX Convenção de Contabilidade do RS prestigiaram a abertura oficial do evento nesta quarta-feira (25), em Bento Gonçalves. Autoridades regionais e estaduais estiveram presentes, bem como lideranças políticas e do setor contábil - que formaram uma notável mesa virtual.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Jr, abriu seu discurso parabenizando a gestão do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Márcio Schuch. Também elogiou o lema da convenção, “Inteligência e Integridade Impactando a Sociedade”.
“Inteligência, ética, envolvimento em questões sociais e ambientais são princípios desejados em nossa profissão. Assim, não tenho dúvidas de que vocês vieram nessa convenção pra atualizar conhecimentos, ampliar redes de relacionamento, e que sairão daqui animados e dispostos a transformar vidas e empresas”, projetou.
A seguir, Márcio Schuch iniciou seu discurso falando do orgulho e da felicidade em realizar uma convenção que ofereça a oportunidade para os profissionais do segmento repensarem sua atuação.
“Queremos impactar a sociedade na busca do bem-estar daqueles que precisam de ajuda do Estado. E isso não é possível sem desenvolvimento econômico. Estaremos aqui nesses três dias para lembrar esse compromisso e para projetar o futuro. Todas as palestras foram pensadas para trabalhar neste sentido”, revelou.
O presidente ainda destacou a grande novidade do evento, o prêmio Inovar Contábil, cuja fase final começa nesta quinta-feira. Segundo Schuch, a ideia é que o prêmio sirva de estímulo não apenas para os vencedores, mas para toda a categoria.
“É permitir que aqueles profissionais que já fazem a diferença no dia a dia possam inspirar seus colegas a achar novas soluções. Tenho a convicção de que esse é o caminho para nossa profissão”, acrescentou.
Mérito Contábil
O ponto alto da solenidade de abertura foi a entrega do Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti para a ex-presidente do CRCRS e atual vice-presidente do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues. Contadora, mestre em Administração e professora universitária, a homenageada é fundadora da Rede de Contadoras Negras, ocupou diversos cargos no CFC e foi a primeira mulher a presidir o CRCRS, entre 2018 e 2021. Em seu discurso, ela agradeceu a familiares e colegas e fez uma breve avaliação de sua trajetória.
“Nessa caminhada, me conectar com outras mulheres foi acalentador. Eu costumo dizer que depois que me conectei com mulheres, nunca mais me senti sozinha nos espaços políticos, nos espaços de decisão. Encorajar essas mulheres, ver o brilho no olho de cada uma delas quando me encontra e diz “você me representa”, me acalenta um sentimento de amor, de carinho. Encorajar outras mulheres e mulheres negras a assumir seus espaços e deixar que o mercado conheça suas conquistas e competências. É uma ambição que já está se concretizando”, afirmou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.