Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
Nesta terça-feira, 24 de outubro, comemora-se o Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU. A data celebra o aniversário de efetivação oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1945, quando a instituição entrou em vigor, e marcou um novo período para a história da diplomacia internacional e o compromisso de cooperação global em busca da paz, segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
Com a Carta das Nações Unidas, a ONU estabeleceu um compromisso para a promoção dos direitos humanos dos cidadãos e estabeleceu um conjunto de princípios relacionados à erradicação da pobreza, abordando questões econômicas, sociais, de saúde e similares, além do respeito universal e a observância dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, gênero, idioma ou religião.
Nesse contexto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tornou-se, em 2022, signatário do Pacto Global da instituição intergovernamental, que tem o objetivo de conscientizar e engajar as empresas, especialmente a alta liderança, fomentando ações e práticas de combate a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Desde então, a autarquia intensificou a promoção de ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São 17 metas que visam solucionar questões que envolvem o Brasil e o mundo. Entre elas, o CFC Inclusivo, que trata da diversidade, equidade e inclusão, com o propósito de integrar os profissionais da contabilidade; o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que destaca o papel da mulher na Contabilidade brasileira desde 1991; e o Plano de Integridade, que tem como missão “inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público”; entre outras.
Neste Dia da ONU, celebramos não apenas a história da organização, mas também o compromisso contínuo do CFC em promover os valores e as metas da instituição internacional, contribuindo para o desenvolvimento da profissão contábil em um mundo mais justo, pacífico e sustentável.
Participação do CFC como membro do Pacto Global
A participação da autarquia foi confirmada, em 2022, por meio de carta assinada pela diretora-executiva do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo. Com a adesão, a autarquia compromete-se a apoiar os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, assim como o cumprimento da agenda global de sustentabilidade. No entanto, antes mesmo de fazer parte da iniciativa, o Conselho já adotava práticas alinhadas ao Pacto.
Segundo a carta da ONU enviada ao CFC, o Pacto Global é “a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes empresariais e outras partes interessadas da sociedade civil, trabalhista e governamental localizadas em 160 países”.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.