Por Ingrid Castilho
Comunicação do CFC
Nesta segunda-feira (24), a diretora executiva do CFC, Elys Tevania, participou do Seminário de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), para falar sobre um tema de extrema relevância para a Governança Corporativa: o Relato Integrado. O evento reuniu servidores da administração pública, jurisdicionados e representantes da sociedade civil para discutir práticas eficientes na avaliação das contas de gestão pública.
Em sua apresentação, Elys destacou que o relato integrado é um instrumento inovador que integra as informações financeiras, ambientais, sociais e de governança das empresas em um único relatório. Isso permite uma visão holística do desempenho da organização, facilitando a tomada de decisões mais sólidas e estratégicas.
No CFC, o documento é adotado desde 2018 e tem a missão de “promover o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.
Elys reforçou que, para os profissionais atuantes nos Tribunais de Contas, é importante enxergar essa governança como uma ferramenta de fortalecimento da parte técnica das entidades. “O Relato Integrado é um instrumento de prestação de contas por meio do qual contamos hoje, em 57 páginas, todo o trabalho desenvolvido durante o exercício. A ideia é traduzir a linguagem contábil para uma linguagem acessível a qualquer cidadão, fortalecendo o controle social da nossa entidade”, explicou.
O evento também contou com palestras do contador-geral do Estado da Bahia, Manuel Filho; do o secretário de Controle Externo de Contas Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU), Tiago Dutra; da contadora-geral do Município de Salvador, Luciana Borges.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.