Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
A 9ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aconteceu em São Paulo/SP, nesta sexta-feira (23). Oportunidade em que o público contou com o talk show sobre liderança, estratégia e controle e, também, a palestra sobre cases de sucesso “Governança pública e prefeituras”.
O talk show contou com a mediação do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Brunno Sitônio Fialho de Oliveira; e com a participação da diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes; da coordenadora do Comitê ESG Público da Rede Governança Brasil (RGB), Mariana Covre; e do procurador federal e conselheiro do Conselho de Ética da RGB, Daniel Catelli. Já a palestra foi ministrada pela secretária municipal de Finanças de Presidente Prudente/SP, Célia Marisa Molinari de Mattos.
Na ocasião, Célia Marisa destacou a relevância do evento para os municípios e para o trabalho realizado pelos gestores com base na governança e na transparência. “Parabenizo o CRCSP por essa iniciativa, pois isso gera muitos ganhos para os municípios. Esse tema sobre governança é muito atual e se faz necessário para os municípios”, disse.
Ainda durante a palestra, a secretária municipal apresentou o “case de sucesso: Presidente Prudente/SP, a governança na prática”, que foi o primeiro município do Estado de São Paulo a receber mentoria da RGB.
Na sequência, Cristiane Nardes ressaltou que, para se ter governança na gestão pública, é preciso que se tenha os três mecanismos: liderança, estratégia e controle. “Ao meu ver, a liderança é o mecanismo mais importante. Sem ela, a governança não acontece. Porque o líder tem o papel de acompanhar, avaliar e monitorar as políticas públicas”, disse.
Segundo Daniel Catelli, os profissionais da contabilidade já estão familiarizados com o trabalho baseado no monitoramento e nos indicadores. “Nós não conseguimos fazer uma boa gestão sem controle. Os contadores sabem disso, então precisamos agregar elementos novos à gestão municipal para garantir esse mecanismo, incluindo a padronização,” pontuou.
Por fim, Mariana Covre iniciou a apresentação com destaque para a inclusão de grupos minoritários e a importância da diversidade como maneira de impulsionar a governança nos municípios.
A coordenadora do Comitê ESG Público RGB pontuou, ainda, que dedica parte de seu tempo, energia e compartilhamento de conhecimento com a governança pública por acreditar “que ajudar a impulsionar o setor público viabiliza o crescimento do Brasil”.
Vale ressaltar que o evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e faz parte de uma série de eventos sobre governança pública que serão realizados em diversos estados do país.
O seminário conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.