CFC Voluntário capacita novos profissionais da contabilidade

Por Deividi Lira/ Agência Apex
Comunicação CFC

Cerca de 50 profissionais da contabilidade, desses 27 representando os Conselhos Regionais da categoria, participaram, na última quarta (8) e quinta-feira (9), do Seminário de Capacitação dos Coordenadores Estaduais do CFC Voluntário. Esse programa, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, tem o objetivo de sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Por meio do CFC Voluntário, os profissionais oferecem e compartilham seus conhecimentos na área contábil em ações sociais de voluntariado organizado, como entidades socioassistenciais, por exemplo.

Em seu discurso de abertura do seminário, o presidente do CFC, o contador Aécio Prado Dantas Júnior, disse que o CFC Voluntário dá espaço para que os profissionais da contabilidade possam contribuir com a sociedade.

“É um projeto fantástico! Doar um pouquinho do que a gente recebe na nossa profissão para o outro, contribuir para transformar a vida das pessoas.”

O CFC Voluntário é dividido em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Educação Financeira; Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso; e Ações Locais de Voluntariado.

Para o vice-presidente de Política Institucional do CFC, o contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior, dentro da Contabilidade existe um campo amplo de para se exercitar o voluntariado.

“Muitas entidades não recebem recursos, porque as contas não foram prestadas de forma correta ou o CNPJ estava errado. Então, a gente vê uma possibilidade de ajudar o próximo, por meio da nossa profissão”, destacou.

Atualmente o CFC Voluntário é composto por aproximadamente 9.500 voluntários. A coordenadora nacional do CFC Voluntário, a contadoraGercimira Ramos Moreira Rezende, ressaltou as ações que já vêm sendo realizadas pelo programa em todo o país. Segundo ela, a empatia é a grande habilidade dos contadores.

“O CFC Voluntário é um programa maravilhoso. Por meio dele, a gente pode tirar um tempo para enxergar as necessidades do outro e ajudar em causas sociais. O nosso trabalho como profissionais da contabilidade pode fazer a diferença na vida de muita gente.”

Além da apresentação do CFC Voluntário, os participantes do seminário também assistiram à palestra “Prestação de contas dos Conselhos da Criança e do Idoso que recebem o dinheiro da destinação”, ministrada pelo assessor financeiro da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Os subprogramas do CFC Voluntário podem ser consultados em: https://voluntariadocontabil.cfc.org.br/subprogramas/.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.