1. APRESENTAÇÃO
Este Manual tem por objetivo orientar os autores para a submissão de artigos inéditos técnicos, tecnológicos e científicos à Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).
2. REGRAS PARA SUBMISSÃO
Os artigos podem ser submetidos com, no máximo, quatro autores, que se enquadrem em uma das seguintes categorias:
- profissionais da contabilidade (contadores e técnicos em contabilidade);
- estudantes e pesquisadores da área contábil;
- outros profissionais e pesquisadores acadêmicos.
Nota: aos integrantes do Conselho Editorial e do Sistema CFC/CRCs que submeterem artigos para avaliação na Revista Brasileira de Contabilidade, serão aplicadas as mesmas regras estabelecidas neste Manual.
Os artigos devem ser inéditos (não tendo sido submetidos e/ou publicados em outros periódicos). Não tira o ineditismo o fato de:
- serem oriundos de teses, dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
- terem sido apresentados em eventos.
2.1 Conteúdo
Os artigos devem abordar temáticas relacionadas à área da Contabilidade, contemplando discussões teóricas ou teórico-empíricas (aplicação de teorias, soluções de problemas reais, entre outras).
2.2 Estrutura
O artigo deverá conter:
- elementos pré-textuais: título, resumo e palavras-chave (português e inglês);
- texto: introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia e resultados), considerações finais/conclusão; e
- elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos (quando for o caso).
O total de páginas não deverá ser inferior a 10 (dez) ou exceder a 20 (vinte), incluídos todos os elementos citados anteriormente.
O resumo deverá conter de 200 (duzentas) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras e apresentar, pelo menos, objetivo, abordagem metodológica, principais resultados, contribuições e considerações finais/conclusão em um único parágrafo.
São esperados os seguintes elementos no texto:
- Introdução – tem a função de despertar o interesse do leitor em ler o texto. Deve conter, no mínimo, a contextualização do tema, questão de pesquisa, objetivo, justificativa e contribuições;
- Fundamentação Teórica ou Revisão de Literatura – referenciar autores e estudos anteriores, demonstrando o apoio teórico ao desenvolvimento do tema objeto do artigo;
- Metodologia – técnicas e procedimentos da pesquisa, incluindo população, amostra, coleta de dados, entre outros, quando aplicáveis;
- Síntese e discussão dos resultados – apresentação e discussão dos principais resultados alcançados com a pesquisa; e
- Considerações finais e/ou conclusão – devem conter a resposta para o problema formulado na introdução, resultar de deduções lógicas fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, além de comentários, delimitações e implicações da pesquisa. É desejável que sejam apresentadas sugestões para novas pesquisas.
2.3 Formato
Os artigos devem observar o seguinte formato:
- editor de textos – Word for Windows 6.0 ou posterior;
- configuração das páginas – margem superior: 3cm; margem inferior: 2cm; margem esquerda: 3cm; e margem direita: 2cm;
- tamanho do papel – A4 (largura: 21cm; altura: 29,7cm);
- fonte – Times New Roman, tamanho 12;
- formato do parágrafo – recuo especial: primeira linha: 1,25cm;
- espaçamento entre linhas: simples;
- alinhamento: justificado;
- orientação geral – Normas da APA;
- as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser sempre editáveis, contendo legendas, créditos e em fonte Times New Roman, tamanho 10;
- caso haja ilustrações importadas de outros programas, como o Excel e Power Point, é necessário enviar também o arquivo de origem.
Adicionalmente, os artigos:
- não podem conter qualquer tipo de identificação do(s) autor(es) no corpo do artigo e nas propriedades do arquivo;
- devem ser redigidos em língua portuguesa;
2.4 Submissão dos Artigos
Os artigos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail rbcartigos@cfc.org.br , acompanhados de Folha de Identificação, apresentando os seguintes dados: título do artigo; o(s) nome(s) do(s) autor(es);
e-mail; e breve currículo do(s) autor(es), limitado a 5 (cinco) linhas.
Os articulistas devem preencher a Declaração de Submissão de Trabalho disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br), no link https://cfc.org.br/revista-brasileira-de-contabilidade-rbc/, e enviá-la em arquivo suplementar no ato da submissão do artigo.
3. AVALIAÇÃO
Os artigos submetidos serão avaliados, inicialmente, pelo coordenador do Conselho Editorial da RBC (desk review), que decidirá pelo envio, ou não, a dois membros do Conselho Editorial para avaliação.
Os artigos aprovados em desk review serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial, em doble blind review. Os avaliadores emitirão parecer quanto à adequação, ou não, do artigo para publicação, bem como farão sugestões de melhoria, com o objetivo de auxiliar o(s) autor(es) nos ajustes dos artigos.
Em caso de discordância entre os dois pareceres, a critério do coordenador do Conselho Editorial da RBC, os artigos serão enviados a um terceiro membro do Conselho Editorial para decisão quanto à publicação.
A avaliação considera, primordialmente, os seguintes aspectos:
- atualidade e relevância do tema;
- originalidade da pesquisa;
- relevância e consistência teórica para o desenvolvimento da área de conhecimento;
- adequação do referencial teórico utilizado;
- qualidade da redação e organização do texto;
- contribuição para o avanço do conhecimento em Contabilidade;
- consistência da análise e discussão dos dados (se for o caso);
- pertinência e alcance das considerações finais e/ou conclusão.
No caso de pareceres com solicitações de ajustes, o(s) autor(es) deverá(ão) destacá-los com marcas de revisão. A realização das alterações sugeridas não garante a aprovação do artigo.
Será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa ao profissional da contabilidade ou à classe contábil.
4. REVISTA TEMÁTICA
O Conselho Editorial poderá eleger um tema específico para publicação em uma edição especial, considerando os aspectos de relevância, atualidade, impacto ou interesse da área contábil.
Manual para Casos Práticos de Contabilidade e de Gestão Aplicados às Organizações