CFC e STN discutem importância da disseminação das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, participou de uma reunião com o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Heriberto Henrique Vilela do Nascimento. O objetivo do encontro foi discutir as prioridades e as atividades do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP Casp) para o ano de 2022, bem como a parceria de trabalho das entidades.

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (15), na sede do CFC em Brasília (DF), e contou com a presença do coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Renato Perez Pucci; da vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues; do conselheiro do CFC, Antonio Carlos Sales Ferreira Junior; e do coordenador Técnico do CFC, Felipe Bastos.

Imagem: Fábio Pinheiro

Em 2021, quando ainda era o Grupo Assessor (GA) das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), os seus integrantes atuaram de forma focada e intensa na convergência das NBC TSP aos padrões internacionais. Concluído o processo, a meta do Comitê para este ano será a implementação e a disseminação dos normativos. O presidente do CFC ressaltou que o Conselho pretende manter e fortalecer a parceria com a STN, justamente pelo sucesso alcançado na realização conjunta dos trabalhos técnicos. “Essa parceria é muito exitosa e nós ainda temos muito a crescer”, afirmou.

Ana Tércia também pontuou a relevância de iniciar a fase de capacitações voltadas para as NBC TSP. “Estamos com uma grande expectativa de continuar nessa parceria, de continuar desenvolvendo a parte dos treinamentos, que são extremamente importantes. Já que avançamos bem na consolidação das normas, nosso grande desafio, daqui para frente, é acompanhar as revisões, as atualizações, como a gente faz com as outras normas, aquelas de caráter geral, as normas de auditoria. Com esse processo da convergência bem consolidado, o nosso desafio agora é acompanhar as revisões que vêm dos organismos internacionais e disseminar isso para o público, para os profissionais da área pública”, esclareceu.

O subsecretário Heriberto Nascimento também ressaltou o interesse na manutenção da parceria com o CFC. “A nossa perspectiva é de continuidade, com certeza. É um excelente trabalho que vem sendo feito pelo GA e, agora, Comitê Permanente. Então, aqui no Tesouro [Secretaria do Tesouro Nacional], estamos à disposição para dar continuidade a essa parceria”, disse. O profissional também disse considerar importante o foco na implementação e na disseminação dos normativos.  

Renato Pucci destacou que o Comitê precisa avaliar o que o grupo pode agregar aos profissionais da contabilidade nesse momento. “Haverá contribuição do Sistema CFC/CRCs, principalmente dos Regionais, que vão poder contribuir muito com essa questão da disseminação e da implementação [das normas], isso porque uma coisa é a adoção da norma, outra coisa é a implementação dela”, salientou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.