Por Comunicação Social
Colaboração Simone Kuperchmit
No segundo artigo, Kirsten S. Albo, da ASK KSA Consulting Inc, falará sobre o projeto e a implementação de respostas a riscos.
Há três etapas no processo de avaliação de riscos descrito no International Standards on Quality Managment (ISQM, na sigla em inglês), Gerenciamento da Qualidade para Empresas que Realizam Auditorias ou Revisões de Demonstrações Financeiras, ou Outras Assegurações ou Serviços Relacionados. O primeiro passo é estabelecer objetivos da qualidade, já o segundo é identificar e avaliar os riscos. O terceiro passo é projetar e implementar respostas para estes riscos.
Para os profissionais que trabalham no setor público, as respostas ao risco ISQM 1 serão cruciais para sua conformidade com as novas normas. Este artigo, o segundo da série de três partes, inclui exemplos aprovados pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês), que ajudarão a apoiar os profissionais de pequeno e médio porte (PMEs).
Estas etapas foram abordadas no primeiro artigo desta série sobre o novo conjunto de Normas Internacionais de Gestão da Qualidade.
Visão geral
É a avaliação dos riscos da qualidade que fornece a base para a concepção e implementação de respostas. Isso quer dizer: quais são as políticas e os procedimentos necessários em uma empresa para enfrentar um ou mais riscos?
Esta etapa é mais significativa do que atualizar o manual da qualidade vigente, pois delineia políticas e procedimentos da qualidade.
Diferentemente dos objetivos da qualidade estipulados na norma, não há muitas respostas especificadas. Sendo assim, cabe à empresa identificar as respostas apropriadas para o risco da qualidade. É aqui que a natureza e as circunstâncias da empresa e o engajamento que ela tem vêm à tona no processo de avaliação de risco. Uma empresa que apenas realiza a compilação de informações terá respostas significativamente diferentes do que uma empresa que realmente o faz.
Saiba mais aqui.
Fonte: site do IAASB
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