O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) lança chamada de trabalhos sobre o tema: “Educação e Pesquisa em Contabilidade”.
Nessa linha, a presente chamada tem como objetivo contribuir para disseminar a pesquisa sobre a temática proposta no país, por meio das discussões em torno das perspectivas e dos avanços que a Contabilidade pode desenvolver.
Dessa forma, a iniciativa visa estimular o debate sobre os principais desafios enfrentados na educação e pesquisa acadêmica da área contábil, explorando aspectos sobre desempenho acadêmico, evasão escolar, inovações tecnológicas, métodos pedagógicos, formação de competências técnicas e comportamentais, dentre outros. Além disso, busca oferecer reflexões e quem sabe, até soluções que contribuam para os desafios contemporâneos da educação contábil, com a promoção de discussões sobre o impacto da pesquisa contábil nos ambientes acadêmicos, no mercado e na sociedade.
Considerando o contexto apresentado para esta edição especial, os artigos a serem submetidos podem abordar os diferentes temas (mas não se limita), considerados importantes para a educação e pesquisa contábil no século XXI:
- Educação Contábil e Tecnologia: Pesquisas que abordem como as tecnologias emergentes, como big data, inteligência artificial (IA), machine learning e blockchain, estão sendo incorporadas ao currículo contábil e como elas impactam o aprendizado dos estudantes. O impacto da inteligência artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem; atuação docente na era da IA; uso da Inteligência Artificial (IA) no processo educacional; pesquisas científicas, ética e IA.
- Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Formação Contábil. Artigos que explorem como a educação contábil pode integrar questões de sustentabilidade, mudanças climáticas, ética e responsabilidade social nos seus currículos, com o intuito de preparar os futuros profissionais para esses desafios. Desafios e oportunidades no ensino de contabilidade ambiental e social. A formação do auditor para práticas sustentáveis. A percepção dos alunos de contabilidade sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade nos cursos de Ciências Contábeis.
- Formação de Competências Técnicas e Comportamentais. Estudos que investiguem como desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), como liderança, comunicação, pensamento crítico e tomada de decisão ética, dentro da formação contábil. Estudos que explorem maneiras de equilibrar a formação técnica com o desenvolvimento de habilidades comportamentais nos cursos de ciências contábeis.
- Evasão no Ensino Superior. Pesquisas que apresentem dados da evasão escolar de cursos de graduação e pós-graduação em ciências contábeis e analisem suas causas e medidas para combatê-la. Fatores socioeconômicos e evasão escolar no ensino superior. O papel da saúde mental na evasão escolar. Metodologias de ensino e evasão escolar. Políticas públicas e evasão escolar no ensino superior. Relação entre desempenho acadêmico e evasão escolar. Evasão escolar entre minorias, grupos vulneráveis e não tradicionais. Impacto da inserção no mercado de trabalho na evasão escolar.
- Aprendizagem e Desempenho Acadêmico. Estudos que explorem a relação entre os fatores socioeconômicos e desempenho acadêmico. Estratégias de aprendizagem ativa e desempenho acadêmico. Motivação e desempenho acadêmico. Impacto das ferramentas tecnológicas no desempenho acadêmico. O papel da avaliação formativa no desempenho acadêmico. Comportamento da autorregulação da aprendizagem. Engajamento e aprendizagem ativa. Habilidades emocionais, ansiedade e desempenho acadêmico. Autonomia no aprendizado e desempenho acadêmico. Formato de ensino (presencial, híbrido, a distância) versus aprendizagem e desempenho.
- Estratégias de Ensino e Metodologias Ativas na Educação Superior. Impacto das metodologias ativas no desenvolvimento de competências profissionais. O papel do professor na implementação de metodologias ativas no ensino superior. Efeitos das metodologias ativas no processo de avaliação no ensino superior. Simulações e estudos de caso no ensino de disciplinas práticas. O papel da aprendizagem adaptativa nas metodologias ativas. Gamificação no ensino superior: efeitos no engajamento e desempenho acadêmico. Impacto do ensino híbrido no desempenho e engajamento dos estudantes.
- Formação e Prática Docente em Contabilidade. A relação entre formação acadêmica e experiência prática na docência em contabilidade. Motivação para atuação docente. Desafios da formação de professores de contabilidade no Brasil. Competências pedagógicas necessárias para a docência em contabilidade. O uso de tecnologias educacionais na prática docente em contabilidade. O papel da formação continuada na atualização do professor de contabilidade. Prática docente e integração com o mercado. Prática docente e ensino remoto na área de contabilidade.
- Gestão Curricular. Principais desafios na gestão curricular dos cursos de Ciências Contábeis. Gestão curricular baseada em competências. A flexibilidade curricular na formação contábil: tendências e inovações. Adaptação dos cursos de ciências contábeis às demandas do mercado. A integração de competências técnicas e comportamentais na gestão curricular. Impacto das diretrizes curriculares nacionais na gestão curricular de cursos de contabilidade.
- Produção Científica e Impacto Social. A relevância da produção científica em contabilidade para o desenvolvimento social. Indicadores de impacto social da produção científica. A produção científica nas universidades e seu impacto na comunidade. Produção científica e políticas públicas. A ética na produção científica. Desafios da pesquisa científica na área da Contabilidade. Produção científica na era digital. Produção científica em contabilidade e seu papel no combate à corrupção.
Pesquisadores e profissionais da área estão convidados a contribuir com estudos rigorosos que ampliem a compreensão sobre o futuro da educação e da pesquisa em contabilidade, destacando as novas competências necessárias para enfrentar os desafios da era digital e as demandas sociais e ambientais.
O prazo para a submissão de artigos segue até o dia 30 de abril de 2025, e a previsão para a publicação da edição especial da RBC é setembro/outubro do mesmo ano.
Para ler a Chamada de Trabalhos na íntegra, clique aqui
Sobre a Revista Brasileira de Contabilidade
Fundada em 1912, a Revista Brasileira de Contabilidade é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no País. Ao longo da sua história, a RBC sofreu dois períodos de interrupção nas publicações, problema que deixou de existir a partir de 1971, quando o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista.
A publicação tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.
Os autores interessados em publicar seus artigos na revista devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Manual do Articulista.
Os autores devem preencher os arquivos abaixo e encaminhá-los juntamente com o arquivo do artigo.