Por Joana Wightman
RP1 Comunicação
Primeira prova de 2017 teve participação de mais de 46 mil pessoas e 25% de aprovados
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, nesta segunda-feira (8/5), o resultado do Exame de Suficiência, voltado para bacharéis em contabilidade que pretendem obter o registro na categoria. Com aproximadamente 54 mil inscritos e cerca de 46 mil presentes, o primeiro exame de 2017 teve índice de aprovação de 25% e foi realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).
A novidade deste ano é que o CFC divulgará os dados estatísticos desta edição por Instituição de Ensino Superior, considerando número de inscritos, presentes, aprovados e reprovados. “O principal objetivo do Exame é oferecer à sociedade profissionais mais gabaritados para exercer suas funções a partir de um nivelamento de conhecimento técnico”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida.
Entre os Estados com maiores índices de aprovação estão Rio Grande do Sul (36,4%), Santa Catarina (36,3%) e Rio de Janeiro (34,9%). O número total de aprovados foi de 11.860 profissionais, e o exame teve 13% de abstenção.
O exame de suficiência é indispensável para obtenção do registro profissional e foi instituído em 2010 com o objetivo de garantir o nivelamento e a qualidade dos serviços contábeis oferecidos no País.
A prova foi aplicada no dia 26 de março e abordou temas relativos a contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, teoria da contabilidade, legislação e ética profissional, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil, noções de direito, matemática financeira e estatística e língua portuguesa.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.