Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
Os representantes da Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABPC) estiveram na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para apresentarem a Associação ao presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.
Criada em julho de 2016, a ABPC é uma associação de fins não econômicos que tem como finalidade principal congregar profissionais para fins de fomento de discussões, debates, produção e disseminação de conhecimento de temas relacionados à contabilidade e à gestão públicas.
De acordo com a presidente da Associação, Sandra Maria de Carvalho Campos, a ABPC é composta por profissionais da contabilidade e de outras áreas da gestão pública. “Reunimos, na Associação, renomados profissionais com ampla experiência acadêmica e atuação profissional no setor público, motivados para ampliar e potencializar sua contribuição para o fortalecimento da área pública brasileira em parceria com o Sistema CFC/CRCs”, afirma.
Sandra lembra, ainda, que os membros da Associação já participaram de grupos de trabalho voltados à Contabilidade Pública. “A equipe da ABPC conhece todo o trabalho realizado pelo CFC no que diz respeito à adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas do setor público”.
Representantes da ABCP reuniram-se com o presidente do CFC e da Abracicon, na sede do CFC, em Brasília (DF).
Dentre os objetivos da ABCP, destaca-se o fortalecimento do papel profissional e institucional do contador no ciclo da gestão pública, a contribuição para o aprimoramento do arcabouço conceitual e normativo relacionado à contabilidade e à gestão, a colaboração com órgãos normativos no aprimoramento dos regramentos vigente e o desenvolvimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) para o aperfeiçoamento do controle social.
O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, colocou o CFC à disposição ao dizer que “grandes parcerias poderão ser realizadas”. Na ocasião, a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, também afirmou que a Academia está de portas abertas para possíveis trabalhos em conjunto.
Participaram da reunião, além dos presidentes do CFC, da Abracicon e da ABPC, os vice-presidentes da Associação, Victor Branco de Holanda (Comunicação e Fomento ao Controle Social); Diana Vaz de Lima (Pesquisa e Desenvolvimento); e Carlos Alberto de Miranda Medeiros (Assuntos Institucionais).
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.