CFC participa do III Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Evento é fruto da parceria entre CFC, STN e Esaf

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf), realiza, entre os dias 5 e 7 de outubro, o III Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público (SBcasp). O objetivo é aperfeiçoar e gerar conhecimentos entre os servidores que atuam na contabilidade pública sobre boas práticas contábeis e a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC – TSP) às internacionalmente aceitas.  Cerca de 400 pessoas participam do evento na Esaf, em Brasília.

reduzida2

Solenidade de abertura do SBcasp, na acontece Esaf

O vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Breda, representou o presidente da entidade, Jose Martonio Coelho, na cerimônia de abertura do evento. Ele destacou a importância de reunir tantas pessoas em busca de aperfeiçoamento profissional e em torno de temas essenciais para a boa governança pública. “Os fatos recentes vida pública nacional tornaram mais evidentes a importância da contabilidade e dos profissionais que a executam, o que nos impõe maior responsabilidade. Diante disso, precisamos reforçar o compromisso de evoluir a nossa ciência, aperfeiçoar as normas, progredir com as técnicas aplicadas e nos aperfeiçoar constantemente. É nesse espírito que o CFC apoia essa iniciativa”, disse. Breda destacou outras parcerias entre o Conselho e a STN na qualificação de servidores públicos. “Somos parceiros históricos no fomento e disseminação de conhecimento para a área pública. A Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), uma realização conjunta, nos dois últimos anos promoveu seis eventos e capacitou mais de 2.100 pessoas”.

reduzida1

O vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Breda (à esquerda), durante discurso na solenidade de abertura

O vice-presidente aproveitou a oportunidade para anunciar que a Estrutura Conceitual das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, resultado da convergência da norma internacional (Conceptual Framework da IFAC), foi publicada na última terça-feira (4). “A publicação é fruto do trabalho de um grupo composto por pessoas qualificadas que atuam na contabilidade pública e coordenado pelo CFC. A expectativa é que publiquemos, até o fim desse ano, mais cinco normas e, até 2021, finalizemos o processo de conversão das 32 normas internacionais existentes”. A Estrutura Conceitual traz princípios que nortearão a convergência das demais normas. Para conferir, o texto acesse o site do CFC.

O secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Otávio Madeira de Medeiros, destacou a feliz parceria entre CFC e STN e fez um breve histórico do empenho da Secretaria em melhorar a qualidade da contabilidade pública. “Desde 2008, estamos fazendo uma revolução silenciosa na contabilidade pública brasileira. Estamos trabalhando na Lei de Finanças, trazendo elementos como o Siconfi, a obrigatoriedade de que os entes federados lancem suas informações no sistema, a avaliação de políticas públicas. Trouxemos o balanço patrimonial para a realidade e agora estamos trabalhando na convergência das normas da área”, afirmou. Ele também anunciou que, ao final do seminário, serão premiadas seis experiência, no âmbito do Governo Federal, que foram bem sucedidas na implantação de procedimentos contábeis e sistemática de custos.

O SBcasp discutirá o panorama internacional da contabilidade e custos no setor público, o processo de convergência nos setores público e privado, as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, governança de custos das unidades administrativas do Governo Federal, o uso de informações de custos, o papel do controle interno e a experiência brasileira na evidenciação do patrimônio público. O evento termina na sexta-feira (7). A programação pode ser conferida em https://migre.me/v9FuZ.

Painel

O vice-presidente Técnico do CFC participou, na tarde deste dia 5, do painel “Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público”, com as presenças do coordenador de Suporte às Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Bruno Mangualde, e do coordenador-geral de Desenvolvimento Institucional da STN, Vinicius Mendonça Neiva.

Acesse o conteúdo da palestra: Apresentação - Zulmir Breda - III SBCASP - 5-10-16

Zulmir-painel

Da esq. para a dir.: Zulmir Breda, Vinicius Mendonça Neiva e Bruno Mangualde

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.