Seminário vai definir o planejamento estratégico para os próximos dez anos

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Definir por quais “caminhos” o Sistema CFC/CRCs vai se dirigir ao futuro é o objetivo do Seminário de Gestão e Planejamento Estratégico do Sistema Contábil, que teve início na tarde desta segunda-feira (19), em Brasília (DF), e continua até a próxima quarta-feira (21). O evento reúne conselheiros e membros das diretorias do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e conta com a participação de representantes de entidades parceiras: a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

“Esse planejamento estratégico não é apenas do CFC e dos CRCs, mas, sim, do sistema contábil brasileiro, porque os nossos interesses são os mesmos. Como entidades unidas, temos melhores condições de construir ‘pontes’ que nos ajudem a passar pelos desafios que a profissão enfrenta hoje e que serão determinantes para garantir um futuro sólido para toda a classe contábil”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda, na abertura do Seminário.

Breda lembrou que o planejamento anterior, definido em 2008, cumpriu o seu ciclo em 2017. Nestes três dias de seminário, serão levantados dados e elementos do cenário atual e serão analisadas projeções futuras para a profissão, com discussões que ajudarão a construir a nova missão institucional, a visão e os valores que conduzirão as ações e projetos do Sistema CFC/CRCs na próxima década.

“Precisamos analisar se o planejamento que definirmos aqui vai atender as necessidades da classe nesses dez anos”, explicou o presidente do CFC, acrescentando: “As decisões que tomarmos aqui terão o respaldo dos profissionais que nos elegeram conselheiros das entidades do sistema, e a esse respaldo responderemos com responsabilidade”.

O presidente aproveitou a abertura do seminário para citar as principais entidades que representam a profissão contábil no mundo, como a International Federation of Accountants (Ifac), que reúne entidades da área de mais de 130 países, e possui, entre os membros do seu Conselho de Administração (Board), o vice-presidente Técnicos do CFC, Idésio Coelho. Outra entidade de ampla representação da classe citada por Breda foi a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), que atua em toda a América Latina e tem como vice-presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim, ex-presidente do CFC e atual presidente da Abracicon.

A solenidade de início do evento contou também com manifestações de apoio do presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti; do presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Pocetti, que representou o presidente, Francisco Maldonado Sant’Anna; e de Maria Clara Bugarim. Também compuseram a mesa da abertura do seminário os vice-presidentes do CFC: de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Batista; de Desenvolvimento Operacional, Aécio Dantas; de Controle Interno, Lucilene Florêncio Viana; de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta; de Política Institucional, Joaquim Bezerra Filho; de Administração, Sergio Faraco; Técnico, Idésio Coelho; e de Registro, Marco Aurélio Cunha de Almeida. A representante dos técnicos em contabilidade no Conselho Diretor do CFC, Maria Perpétua dos Santos, também fez parte da mesa.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.