CRCSP: líderes da Contabilidade do País comparecem à solenidade de posse da nova diretoria

Comunicação CFC
Com informações do CRCSP

A cerimônia de posse do Conselho Diretor e dos conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), realizada no dia 23 de fevereiro, no Buffett Torres, em São Paulo, para gestão 2018-2019, foi marcada pela presença de líderes da Contabilidade, a exemplo do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, e de inúmeras autoridades locais, como o prefeito de São Paulo, João Dória Jr.

Eleita presidente, em 8 de janeiro de 2018, a contadora Marcia Ruiz Alcazar, que é integrante do Projeto Mulher Contabilista,  traz como lema de gestão “CRCSP – Movido por Conquistas. Inovando pela Profissão”. Entre suas metas, buscará promover mudanças com o foco na tecnologia; participação e representatividade; gestão; objetivos legais; e responsabilidade social.

Além de Marcia Alcazar, a nova Diretoria é composta pelos seguintes vice-presidentes: José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina), João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) e Cibele Pereira Costa (Registro).

A solenidade de posse contou com vários líderes da contabilidade nacional. O primeiro discurso foi proferido pelo  ex-presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo (gestão 2016 – 2017), que afirmou que “neste dia, tenho o sentimento de dever cumprido na missão de valorizar a profissão e os profissionais da contabilidade”. Ele agradeceu, também, aos conselheiros, delegados e colaboradores do CRCSP, que atuaram com dedicação durante seu mandato.

O prefeito João Dória Jr iniciou o seu discurso afirmando que “adora ir a cerimônias em que as mulheres lideram”, tendo a certeza de que “você (referindo-se à presidente Márcia) agora, à frente da entidade, vai estimular outras mulheres a virem também para este setor e participarem da vida ativa, corporativa e associativa. Seu exemplo será muito representativo”. O prefeito também parabenizou o ex-presidente Gildo Freire pelo seu legado.


Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC

“Teremos muitos desafios ao longo dos próximos anos, pois os avanços da profissão dependem do que faremos hoje para as gerações futuras”, disse o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, em seu discurso. Segundo ele, o Sistema CFC/CRCs tem “dois grandes e fortes aliados: a tecnologia e o conjunto de normas contábeis”.

Zulmir fez uma menção sobre a importância do Estado São Paulo para a história da Contabilidade brasileira ao dizer que “o estado é o berço das entidades da classe contábil e de instituições de ensino em Contabilidade”. A capital paulista reúne entidades como o Sescon-SP, a Fecontesp e o Ibracon, além de grandes universidades como a USP.

Na ocasião, Breda, lembrou dos profissionais da contabilidade de São Paulo, detentores da Medalha João Lyra, que prestaram relevantes serviços à Contabilidade como o prof. Eliseu Martins e os saudosos Ynel Alves de Camargo, Sérgio Approbato Machado e Hilário Franco.

O deputado Arnaldo Faria de Sá falou sobre a alegria de prestigiar a solenidade e a certeza sobre o trabalho incrível que será desempenhado pela presidente. Profissional da contabilidade, o deputado encerrou sua fala declamando “Contabilidade: ontem, hoje e sempre”.

“Que prazer e honra estar aqui em sua posse, Marcia”, declarou a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim. “É preciso ousar e deixar falar a voz do coração. Saiba que sua presença nos enche de orgulho, pois você representa todas as mulheres de São Paulo e, tenho certeza de que seu mandato será inovador”, concluiu.


Marcia Alcazar, presidente do CRCSP

Por último a falar, Marcia Alcazar agradeceu, inicialmente, a confiança depositada e disse que irá priorizar “atitudes de gestão mais colaborativas, integradas e humanizadas, onde todos, mulheres e homens, se fortalecerão”.

Conselheira do CRCSP desde 2006, Marcia agradeceu aos presidentes do Conselho que a antecederam, trabalhando sempre pelo congraçamento das entidades contábeis no Estado de São Paulo e preparando-a para cargo atual.

“Valorizamos nossos antecessores, os caminhos por eles trilhados e os êxitos alcançados. Todavia, ao mesmo tempo em que colhemos os frutos desse trabalho, plantamos novas sementes para aqueles que virão. Queremos contribuir para que o profissional tenha orgulho de pertencer ao CRCSP”, afirmou a presidente.


Zulmir Ivânio Breda (CFC) e Marcia Alcazar (CRCSP)

Marcia frisou o crescimento da participação feminina nas entidades contábeis. Embora o percentual de mulheres à frente dos CRCs ainda seja tímido, ele vem aumentando e as pioneiras foram mencionadas em sinal de respeito e reconhecimento. “Essas mulheres mostraram e nós seguimos mostrando que a contabilidade não tem gênero.”

Compuseram a mesa de honra: Marcia Ruiz Alcazar; o prefeito de São Paulo, João Dória Jr (PSDB-SP); o presidente do CRCSP gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o deputado estadual Itamar Borges (PMDB-SP); o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda; a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD-SP); o presidente do Ibracon 5ª Seção, Carlos Augusto Pires; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osorio de Oliveira, e o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.