CRCSP em parceria com APEJESP apresenta: A Utilização da Inteligência Artificial na Perícia Contábil: aplicações práticas, limites técnicos e responsabilidade profissional do perito (ONLINE)
30 de outubro de 2026 (sexta-feira) - 3:00 pm a 5:00 pm
Evento Navegação
Capacitadora: CRCSP - CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SAO PAULO
Programa:
1. Fundamentos da Inteligência Artificial e dos modelos de linguagem: conceitos essenciais, potencialidades e limitações.
2. A perícia contábil judicial e extrajudicial diante das novas tecnologias: enquadramento no CPC e nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TP 01 e NBC PP 01).
3. Aplicações práticas da IA nas etapas do trabalho pericial: leitura e indexação de autos, análise de quesitos, organização de documentos, apoio a cálculos e redação de laudos e pareceres.
4. Demonstração prática: automação da indexação de autos em PDF, com localização de termos e valores e geração de planilha e relatório (Python).
5. Riscos e cautelas: erros factuais, conferência obrigatória dos resultados, sigilo profissional, segredo de justiça e proteção de dados pessoais (LGPD).
6. Regulação do uso da IA: a Resolução CNJ nº 615/2025;
7. Responsabilidade técnica e ética do perito: a IA como ferramenta de apoio, e não como substituta do juízo profissional.
8. Boas práticas, recomendações e debate com os participantes.
Público Alvo: Profissionais da Contabilidade com registro ativo no CRCs, Estudantes com cadastro e demais profissionais
Palestrante: GUILHERME LUIZ BERTONI PONTES
Guilherme Luiz Bertoni Pontes é contador (CRC/SP 1SP192909/O-3), pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como consultor e perito contábil, judicial e extrajudicial, na capital e no interior do Estado de São Paulo e em outros estados da Federação, com experiência em matérias societárias (avaliação de empresas), tributárias, econômicas e financeiras. Exerceu a função de Administrador Judicial em grandes empresas públicas da cidade de São Paulo (SPTRANS e DERSA), perante as Varas da Fazenda Pública da Capital. É autor do livro "Impostos e tributos no Brasil: uma abordagem prática" (Editora SENAC). Foi professor do MBA em Gestão Tributária da FUNDACE/USP e lecionou em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino do Estado de São Paulo. Atualmente é professor do curso de pós-graduação em Perícia Contábil da FECAP, na disciplina de Prestação de Contas e Administração Judicial.
Representando o CRCSP: PATRICIA BARBOSA DA SILVA (CONSELHEIRA DO CRCSP)
Convidada: SUELY GUALANO BOSSA SERRATI, PRESIDENTE DA APEJESP.
