ISO 9001:2008

O que é ISO

A ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização) é uma organização não-governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça, que visa estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo.
ISO 9001:2008 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma série de normas, geralmente chamada no coletivo de “Série ISO 9000″.

Objetivo

O objetivo da ISO 9001:2008 é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

A ISO no CFC

Sistema que permitirá ao CFC unificar linguagens e procedimentos de seus setores, gerando maior qualidade, eficiência e eficácia nos trabalhos realizados em prol da classe contábil.

Escopo da certificação

Registro, regulamentação, fiscalização e desenvolvimento profissional para o exercício da profissão contábil.

Política da qualidade

Estabelecer padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao registro e à fiscalização do exercício da profissão contábil, bem como à regulamentação da Educação Continuada, visando à melhoria contínua e à eficácia do Sistema Contábil Brasileiro.

Objetivos da qualidade

1. Promover a capacitação e a valorização dos colaboradores, estimulando o crescimento pessoal e profissional, visando habilitá-los ao desenvolvimento de suas atividades.
2. Assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade.
3. Aprimorar canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento, visando atender às necessidades da instituição, do profissional contábil e da sociedade.
4. Apoiar, assessorar e acompanhar os Conselhos Regionais no cumprimento das suas atividades institucionais.
5. Promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da Profissão Contábil.

Representante da Direção:
Elys Tevania Carvalho – Diretora Executiva

Responsável pela Qualidade:
Simone Kuperchmit Ximenes

Processos Certificados:

- Vice-presidência de Registro.
- Vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina.
- Vice-presidência Administrativa.
- Vice-presidência de Desenvolvimento Profissional.
- Vice-presidência de Controle Interno.