Sistema de Eventos do CFC
Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário Regional – Transparência e Controle Social – CFC e CGU- MANAUS – AM

27 de abril de 2017 (quinta-feira)

Evento Navegação

CFC e CGU oferecerão palestras sobre transparência e controle social

Municípios devem criar canal de comunicação para cidadão se manifestar sobre obras públicas

Começa no próximo dia 27, em Manaus (AM), uma série de dez eventos realizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), com apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), para informar aos profissionais da contabilidade, servidores públicos e à sociedade sobre a importância da comunicação entre os entes federados e a população beneficiada pelos serviços públicos.

Os próximos eventos serão realizados em Tocantins (12/5), Rio Grande do Sul (2/6), Paraíba (30/6), Pará (21/7), São Paulo (28/7), Rio de Janeiro (4/8), Sergipe (25/8), Piauí (29/7).

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o CFC e a CGU, que tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil, informar os gestores sobre boas práticas de governança, além de promover a participação social para a melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.

No final do ano passado, uma portaria interministerial regulamentou o repasse de recursos, por convênios e contratos, entre a União e os demais entes federados e estabeleceu que estados e municípios devem criar um canal de comunicação para que a União receba manifestações dos cidadãos sobre as obras.

Além disso, o Ministério está desenvolvendo, este ano, o projeto Município Transparente, que informa gestores sobre iniciativas de melhoria de gestão, combate à corrupção e transparência.

O CFC tem experiência em projetos de transparência e boas práticas na área pública.  O conselho foi um dos primeiros parceiros do Observatório Social do Brasil (OBS) e está presente em mais de 80% dos 110 observatórios em funcionamento. Nos OBSs, os profissionais da contabilidade orientam os cidadãos sobre como fiscalizar as compras dos municípios.

Durante evento de assinatura de convênio entre as entidades, realizada em março na sede do CFC, em Brasília, o presidente do CFC, José Martonio Coelho, afirmou que os eventos da parceria fazem parte da missão da entidade, de atuar como fator de proteção dos cidadãos. “Essa parceria é uma possibilidade de promover o chamamento da sociedade para que ela cumpra o seu papel de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”. Ele destaca que não há categoria melhor do que a dos profissionais da contabilidade para fazer esta sensibilização.

Na mesma ocasião, ministro da CGU, Torquato Jardim, também defendeu a parceria. “Agora teremos mais de 500 mil profissionais com grande capilaridade na sociedade para apoiar um dos principais projetos do ministério, o Município Transparente, e para atuar na fiscalização da aplicação dos recursos da União”.

O evento do dia 27 de abril abordará temas como O papel da ouvidoria como instrumento de controle e participação social, A realidade do Estado do Amazonas no acesso à Informação e haverá espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas. Participarão os vice-presidentes do CFC, Luciene Viana, de Controle Interno, e Aécio Prado, Desenvolvimento Operacional; o presidente do CRCMA, Manoel Oliveira; o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller; e o controlador-geral do Estado do Amazonas, Alessandro Silva.

O evento é aberto aos profissionais da contabilidade, entidades públicas e a sociedade como um todo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do CFC (www.cfc.org.br/eventos).

CRC DATA
AM 27/abr
TO 12/mai
RS 2/jun
PB 30/jun
PA 21/jul
SP 28/jul
RJ 4/ago
SE 25/ago
PI 29/set
Garanta já a sua vaga!
PROGRAMAÇÃO - MANAUS (AM)
HORAS AÇÕES/TEMAS PALESTRANTE
9h Solenidade de abertura

Aécio Prado Dantas Júnior -  Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC

Lucilene Florêncio Viana – Vice-presidente de Controle Interno do CFC

Gilberto Waller Júnior - Ouvidor-Geral da União

Manoel Carlos de Oliveira Júnior - Presidente do CRC

Alessandro Moreira Silva - Controlador Geral do Estado do Amazonas

9h30 O papel das ouvidorias como instrumento de controle e participação social.

Palestrante: Gilberto Waller Júnior

Ouvidor-Geral da União

10h30 O Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. Palestrante: Monica Bulhões Coordenadora -Geral Substituta de atendimento e monitoramentos das Ouvidorias
11h30

 

Fórum de discussões

 

Palestrantes e plateia
12h Almoço  
14h Participação e Controle Social no Estado do Amazonas

Palestrante: Mariana Tamari – Oficial de Projetos da área de Acesso à Informação da Organização Artigo 19 (40min)

 

Palestrante: Rogério Siqueira de Sá Nogueira  - Subcontrolador-Geral Adjunto do Estado do Amazonas (40min)

 

15h20 A realidade da Lei de Acesso à Informação no Estado do Amazonas

Escala Brasil Transparente

Palestrante: Mona Liza Prado Benevides Ruffeil - Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Regional da União no Estado de Amazonas (30 min)

 

Aplicação da LAI no Estado do Amazonas

Palestrante: Alessandro Moreira Silva - Controlador Geral do Estado do Amazonas (40min)

16h30

 

Fórum de discussões

Palestrantes e plateia
17h30 Encerramento  

 

Detalhes

Data:
27 de abril de 2017 (quinta-feira)
Categoria do Evento:

Local

Auditório OAB-AM
Av. Humberto Calderaro, 2000 - Adrianópolis, Manaus - AM, 69057-021
Manaus - AM, Brasil
+ Google Map