Programação do Seminário de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público tem início

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
Fotos: Comunicação CFC e César Tadeu

A programação do VI Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público (SBCasp) teve início na manhã desta segunda-feira (19), com a discussão de projetos futuros e em andamento no International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb). Durante todo o dia, os temas serão discutidos em sessões plenárias fechadas ao público. Participam desse primeiro dia de trabalho membros do Grupo Assessor (GA) das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e representantes do Ipsasb; do Banco Mundial; do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); administração pública federal, estadual e municipal; e de organismos latino-americanos voltados à contabilidade pública, entre outros convidados.

Da dir. para a esq.: Heriberto Vilela do Nascimento, Gildenora Milhomen, Idésio Coelho, Ian Carruthers, Xiomara Morel, John Stanford e Leonardo Nascimento

O SBCasp é uma realização conjunta do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria Especial de Fazenda e Ministério da Economia.

Sessões Plenárias

Na abertura das sessões plenárias, nesta segunda-feira (19), o vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Idésio Coelho, representando o presidente do CFC, Zulmir Breda, destacou a relevância da discussão sobre o tema central do evento – Uma visão de futuro para a contabilidade pública com foco na América Latina.

“O nosso objetivo com esse evento é promovermos o conhecimento e apresentarmos os avanços alcançados”, afirmou o vice-presidente. Segundo ele, as sessões plenárias também terão a finalidade de discutir as experiências de outros países da América Latina na implementação das normas internacionais voltadas ao setor público (Ipsas, na sigla em inglês).

Para Idésio Coelho, esse tipo de reunião com representantes de diversos países fornece um entendimento amplo sobre a importância do processo de convergência das Ipsas e da relevância dessas normas para as nações.

De acordo com o vice-presidente, a convergência das Ipsas, no Brasil, tem contado com o envolvimento de vários profissionais e organismos. “Esse trabalho tem sido viabilizado, especialmente, pela parceria entre o CFC e a Secretaria do Tesouro Nacional, e vem dando frutos ao longo dos últimos anos”, disse ele.

O trabalho vinculado com a contabilidade pública é resultado, conforme Idésio Coelho, graças ao esforço dos membros do GA das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, que conta com profissionais do CFC, STN e de especialistas da administração pública.

A mesa da abertura deste primeiro dia de evento foi composta por Idésio Coelho, vice-presidente técnico do CFC; Ian Carruthers, presidente do Ipsasb; John Stanford, diretor técnico do Ipsasb; Xiomara Morel, gerente regional de Prática Global de Governança para a América Latina e Caribe do Banco Mundial; Gildenora Milhomen, subsecretária de Contabilidade do Tesouro Nacional e membro do GA das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; Leonardo Nascimento, membro do Ipsasb e do GA; e Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, presidente do Fórum de Contadores Governamentais da América Latina e Caribe (Focal) e também membro do GA.

Confira entrevista com o Ian Carruthers, presidente do Ipsasb:

 

Evento aberto ao público

Nesta terça-feira (20), das 8h às 18h, a programação do Seminário será aberta ao público. Trata-se de um evento que contará, inclusive, com um painel com a devolutiva deste primeiro dia, restrito a convidados.

Os avanços da contabilidade pública na América Latina é o tema do segundo painel, que contará com apresentações do Brasil, Chile, Equador, Uruguai e Paraguai, além de exposição de membro do Focal e do BID.

 

Para conhecer a programação completa, clique AQUI.

O Seminário também poderá ser acompanhado, ao vivo, pela Internet. Seguem os links para acesso à transmissão desta terça-feira (20): http://bit.ly/30dt0Zc (período da manhã) e http://bit.ly/2KENZyI (período da tarde).