CRCs participam de treinamento sobre as normas para as eleições 2019

Por Maristela Girotto
Comunicaçõ CFC

Representantes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) participaram, nesta sexta-feira (20), no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), de um treinamento sobre as normas eleitorais que regem as eleições deste ano dos CRCs. “Essa reunião conjunta de todos os Conselhos Regionais com a Comissão Nacional do CFC para as Eleições 2019 é importante para alinharmos todas as informações relacionadas ao processo”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão, Aécio Prado Dantas Júnior.

Durante o treinamento, foram detalhados todos os artigos das Resoluções CFC nº 1.570/2019, que dispõe sobre as eleições diretas dos Conselhos Regionais de Contabilidade, e a nº 1.571/2019, que fixa o valor da multa ao profissional que deixar de votar na eleição.

“Todas as dúvidas que surgiram durante o detalhamento do conteúdo das Resoluções foram esclarecidas”, explica o coordenador da Comissão Nacional, acrescentando ainda que foi dado destaque aos pontos novos que foram inseridos nas duas Resoluções que regulamentam o processo de 2019.

Uma novidade introduzida nas eleições dos CRCs deste ano consta no parágrafo 2º do Art. 15 Resolução nº 1.570: “Na composição da chapa, deverá ser observada a reserva mínima de 30% (trinta por cento) das vagas para a candidatura de cada sexo, incidindo esse percentual para candidatos efetivos e suplentes, desprezando-se a fração se igual ou inferior a meio, arredondando-se para um, se superior.”

Total de chapas inscritas

As eleições dos 27 Conselhos Regionais, que vão ocorrer nos dias 19 e 20 de novembro, receberam inscrições no total de 45 chapas.