Presidente do CFC é homenageado durante a XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul

 

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Na presença de mais de duas mil pessoas, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, recebeu, na noite da última quarta-feira (14), a medalha Mérito Contábil  Contador Ivan Carlos Gatti, a maior honraria oferecida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

A comenda foi entregue durante a abertura da XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que segue até sexta-feira (16), em Bento Gonçalves (RS).

Emocionado, Zulmir Breda agradeceu a homenagem e disse que é um orgulho o reconhecimento de seus conterrâneos sobre os 25 anos de dedicação às entidades de classe, principalmente ao trabalho no CRCRS e no CFC.

“Sempre busquei caminhar pautado no respeito ao próximo, com dedicação e apreço pelos valores da moralidade e da ética, imbuído do espírito colaborativo, que me proporcionou conhecer muitos colegas e fazer inúmeros amigos nessa trajetória classista com os quais aprendi sobre servir a classe sem dela me servir”, ressaltou.

Zulmir voltou a comentar sobre a importância dos avanços tecnológicos e salientou a necessidade de capacitação dos profissionais para o novo papel. “De fato, a quarta revolução industrial veio para auxiliar a profissão contábil e, não, destruí-la. Não há outro caminho a não ser entrar nesse ritmo de aperfeiçoamento e inovações”, afirmou.

No entanto, o presidente do CFC lembrou sobre o papel fundamental da ética nesse processo e que não se pode “esquecer que sistemas eletrônicos não possuem status moral”, reforçando, assim, o papel estratégico e digno do contador.

Ana Tércia L. Rodrigues e Zulmir Breda

A medalha foi entregue pela presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, que agradeceu todos os esforços e a grande trajetória do presidente Zulmir Breda em defesa da classe contábil.

Com o tema “Disrupção Contábil: Técnica, Digital e Cultural”, Ana Tércia promoveu a abertura da convenção com a palavra “confiança”. Segundo ela, é preciso confiar e acreditar que os profissionais serão capazes de vivenciar as transformações digitais de forma positiva e ética.    “Transição de lideranças, mudanças estratégicas, novos mercados, novos centros de poder. Com certeza, a Contabilidade também está sentindo e vivendo as transformações desse novo momento, e a classe contábil, consciente do seu papel no crescimento sustentável do País, precisa se preparar para essa nova era de inovações”, disse.

Guilherme Pasin e Ana Tércia L. Rodrigues

O prefeito da cidade, Guilherme Pasin, entregou simbolicamente as chaves de Bento Gonçalves para a presidente do CRCRS e disse que é uma honra receber a classe contábil para discutir temas tão importantes ao desenvolvimento do País. O prefeito resslatou que “os desafios exigem mudanças profundas e o início é o diálogo, o debate, o conhecimento. Estamos com vocês nessa transformação”. Para o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Elói Dalla Vecchia, a teoria e a prática precisam caminhar juntas e falar sobre tecnologia tornou-se essencial para o momento de transformação que vivemos. “Certamente viveremos debates inesquecíveis e sairemos mais preparados para lidarmos positivamente com as inovações”, concluiu.

Também participaram do evento o auditor-geral do Rio Grande do Sul, Rogério da Silva Meira; o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Flávio Koch; o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto; o presidente da Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon-RS), Fernando Spiller; o presidente da 6ª Seção Regional do Ibracon, Paulo Ricardo Pinto Alaniz; o presidente do Sescon RS, Célio Luiz Levandovski; presidente do Sescon Serra Gaúcha, Joacir Reolon; e os detentores da medalha João Lyra, Maria Clara Cavalcante Bugarim (presidente da Abracicon), Antonio Carlos Nasi e José Martonio Alves Coelho.

Fotos: divulgação CRCRS e Head Produções

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.