Presidente Aécio Dantas participa do 12º Congresso Internacional de Contabilidade

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou, na manhã desta segunda-feira (17), do 12º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Congresso CQ). O evento acontece em formato híbrido, presencial e virtual, e vai até o dia 19 de outubro com a proposta de levantar um diálogo entre Estado, Governo e sociedade para o aprimoramento da qualidade nos gastos públicos.

Foto: CRCSP

Durante a solenidade de abertura, Aécio citou a importância da contabilidade enquanto agente da informação e instrumento imperativo da transparência e do controle. “Sempre coloco isso como um tripé, pois não há como se falar em controle, seja ele interno, externo ou social, sem falar em contabilidade, já que esta é a ciência da informação. Então, é ela quem produz aquela informação que será objeto da transparência e que depois será naturalmente objeto do controle”, destacou.

O presidente lembrou que hoje todos colhem um intenso trabalho realizado pelo CFC, que ainda no ano de 1998, constituiu o primeiro grupo assessor, com o objetivo de ir no caminho da convergência e dos padrões internacionais da contabilidade pública. Um marco, que ganhou forma em 2008, com as primeiras normas editadas e alinhadas aos padrões internacionais.

Foto: CRCSP

Em continuidade ao evento, Aécio participou como debatedor da palestra magna de abertura ao lado da coordenadora de mesa, Celia Maria Silva Carvalho (presidente do Grupo de Gestores e Finanças Estaduais), do também debatedor José Aparecido Maion (presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRCSP) e do palestrante Antoninho Marmo Trevisan (diretor da Trevisan Escola de Negócios). Na ocasião, Trevisan ponderou sobre a importância do contador brasileiro. Durante o debate da palestra magna, o presidente do CFC destacou como as boas práticas ambientais, sociais e de governança estão influenciando o contador público.

Nos próximos dias, o evento contará com diversos painéis com temas sobre governança e sustentabilidade no terceiro setor, eficiência e qualidade dos gastos com serviço públicos, e também com o 5º Encontro Brasileiro de Contadores Públicos. Saiba mais, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.