Palmas (TO) recebe XX EGP e XXIV Secofem

Por Luiz Monteiro
Estagiário sob supervisão do Decom

Autoridades contábeis e governamentais participaram do início do XX EGP

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) promovem nesta semana, entre os dias 4 a 8 de novembro, a 24ª edição da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (XXIV Secofem) e a 20ª edição do Encontro de Gestores Públicos (XX EGP) em Palmas, no Tocantins. Ontem, os profissionais da contabilidade já puderam prestigiar as palestras temáticas, mesas de debate e painéis do XX EGP, que reuniu figuras governamentais e contadores influentes de todo o país.

O evento, que aconteceu na sede da Universidade Norte do Paraná (Unopar), teve como objetivo capacitar os gestores públicos no que se refere à Lei de Responsabilidade Fiscal, o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, além de oferecer aos participantes da Secofem a oportunidade de acompanhar o debate direcionado aos gestores públicos.

Já a XXIV Secofem se inicia hoje e também será sediada na Unopar. Com os objetivos de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e em outros assuntos afins, no âmbito estadual e municipal, a Secofem acontecerá até a próxima sexta-feira (8). São esperados no encontro servidores e gestores públicos dos estados, municípios e Tribunais de Contas que atuem em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal, profissionais que lidam com Contabilidade Aplicada ao Setor Público, além de prefeitos, controladores, secretários, procuradores, conselheiros de Tribunais de Contas e demais autoridades e gestores envolvidos na temática.

Parceria CFC e STN

Em abril de 2015, o CFC e a STN assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, com duração de cinco anos, com o objetivo de consolidar e disseminar as Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, por meio de eventos e publicações, de forma a contribuir para a evolução da contabilidade aplicada ao setor público e aprimorar a transparência das contas públicas no Brasil. No dia 27 de dezembro de 2018, a parceria foi renovada por mais cinco anos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.