Nilton Bonder estimula a reflexão sobre a importância da alegria no mundo dos negócios

Comunicação CFC/Apex

O escritor e rabino Nilton Bonder, autor de mais de 20 livros, traduzidos em 18 idiomas e doutor em Literatura Hebraica, abordou, na palestra “A Arte de se Salvar, o significado e a importância da alegria em nossas vidas”. Com o objetivo de estimular a reflexão em um momento desafiador que passamos nas áreas de saúde e da economia, Bonder explicou que a alegria não é um sentimento. “Alegria é uma disposição e independe das coisas que acontecem na nossa vida, esclareceu o escritor, que também é presidente do Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser).

Para o Rabino, as pessoas confundem felicidade e alegria. “Alegria não é felicidade. Se coisas que julgamos boas acontecem, ficamos felizes. Estar feliz, ou infeliz, é uma emoção. Existem tantas emoções, que vêm da palavra moção, movimento. São movimentos que nós sentimos, de acordo com a vida”, explanou. “E a alegria é um recurso vital que nos coloca dispostos a viver a vida, afirmou.

A qualidade de vida para o escritor está atrelada também à capacidade de a pessoa resguardar a alegria, mesmo em momentos de conflitos ou perda. “Uma pessoa que não está alegre, vai ficando apática e afeta a capacidade de empreender, de viver. Se não tem capacidade de preservar a alegria, a pessoa encontra dificuldades”, disse.

Bonder apresentou uma metáfora entre a alegria do dia a dia de uma criança e o risco que a zona de conforto pode provocar nas pessoas. “Uma criança se move o dia inteiro, para colocá-la para dormir é aquele trabalho, tem que cantar, colocar no carro, enfim. Para uma criança é impensável ir dormir. Por que dormir se a vida é cheia de possibilidades? E as pessoas, muitas vezes, estão sentadas no trono, na zona de conforto e quando perdem, ficam perdidas. E a alegria espera um movimento. Os grandes empreendedores estão sempre em movimento”, complementou.

Sobre o evento

A XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e a XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul vão até a quinta-feira (21). A iniciativa é uma realização da AIC, do CFC e do CRCRS, com a organização da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS). Para acessar a página oficial do evento, clique aqui. https://cic-ccrs.com/

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.