Maior evento de contabilidade fluminense foi aberto nesta quinta-feira

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

A abertura da 59ª edição da Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (Concerj) aconteceu na manhã desta quinta-feira (11). Este ano, o tema do maior evento de contabilidade fluminense é “Inovação: caminho para o protagonismo contábil”. O encontro reúne cerca de 3 mil inscritos, ocorre entre os dias 11 e 13 de novembro, é totalmente on-line e gratuito. A iniciativa é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) e da BSSP Centro Educacional.

O início da convenção foi conduzido pelo presidente do CRCRJ, Samir Nehme, pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e pelo auditor tributário e coordenador de MBA em contabilidade, compliance e Direito Tributário na BSSP Centro Educacional, Edgar Madruga.

Durante seu discurso, Nehme explicou o objetivo da Concerj. “A Concerj é o maio evento da área contábil fluminense, realizado a cada dois anos pelo CRCRJ para desenvolver a educação continuada e estimular o networking entre os profissionais da contabilidade”, falou. O presidente do CRCRJ também explicou que a 59ª edição do evento estava prevista para acontecer em 2020, contudo, em função da pandemia da covid-19, a decisão foi adiar o encontro.

Nehme ainda pontuou que, apesar de a pandemia do novo coronavírus ter atravessado a sua gestão (2020-2021) e de todas as dificuldades impostas pela doença, as atividades do Conselho continuaram. O presidente do CRCRJ aproveitou a oportunidade para fazer um balanço e uma prestação de contas das atividades desempenhadas em prol dos profissionais da contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Entre alguns dos pontos citados pelo contador estão a manutenção da Educação Profissional Continuada, com a adoção do ensino a distância em função da covid-19; reconhecimento e valorização da profissão contábil, por meio de termos de cooperação técnica com o Governo do estado e com as 92 prefeituras do Rio de Janeiro, gerando a aprovação de leis que promovem o atendimento prioritário ao profissional da contabilidade; a aprovação do projeto de lei que reconhece a essencialidade da profissão, entre outros normativos; e o uso de tecnologias em favor do atendimento da classe, como a utilização de aplicativo de mensagens para a entrega mais rápida dos serviços solicitados.

Nehme ainda destacou a conquista de uma sala de atendimento, exclusiva para o profissional da contabilidade, na Junta Comercial e a entrega aos contadores de um espaço coworking na capital fluminense, ou seja, um espaço compartilhado onde os profissionais têm disponível computador, sala de reuniões e de atendimento e podem desempenhar as suas atividades de forma tranquila. O presidente do CRCRJ também ressaltou as parcerias estabelecidas para apoiar a classe e ainda a realização de um chamamento público de um certificado digital gratuito, tanto para pessoas jurídicas como físicas registradas no CRCRJ, concedidos a cada ano, entre outras ações.

Dando continuidade à abertura do evento, Edgar Madruga destacou a importância da educação e do conhecimento e falou sobre a satisfação de participar da realização da convenção. “É muito especial. Do meu campo pessoal, é um orgulho poder estar aqui na abertura e poder contribuir”, ressaltou.

Já o presidente do CFC, Zulmir Breda, iniciou as suas palavras enfatizando a importância da tecnologia, tema do encontro. “Inovar é possível quando você tem coragem e muita determinação”, destacou.

Breda ainda parabenizou o CRCRJ por ter encontrado uma forma de oferecer capacitação, mesmo com as limitações e dificuldades impostas pela pandemia. “Quero parabenizar o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro por este grandioso evento virtual, por acharem um caminho em meio a tantas adversidades resultantes dos impactos da covid-19. Oferecer um evento totalmente gratuito para a classe contábil e com mais de 19 trilhas, que englobarão diversas áreas do conhecimento, é um grande presente à capacitação dos profissionais da contabilidade”, afirmou.

O contador ainda apontou o 1º Simpósio de Sustentabilidade Ambiental como um dos destaques da programação, por ser um assunto essencial nos tempos em que vivemos. “É oportuno e extremamente importante para o momento, para sabermos que as questões ambientais não podem esperar e a agenda ESG veio para ficar. Temos que buscar a inovação para continuar ajudando a sociedade e os governos a enfrentarem as grandes transformações que nos exigem adaptações sociais, econômicas e também ambientais”, contextualizou.

A 59ª edição da Concerj está estruturada com mais de 15 trilhas, com temas que envolvem diversas áreas. Nesse pacote estão: área pública; estudantes; 1º Encontro Estadual dos Técnicos em Contabilidade; contabilidade internacional; mulher empreendedora; área societária e registro empresarial; auditoria; Programa de Educação Continuada NBC PG 12; I Simpósio de Sustentabilidade Ambiental; educação continuada: ensino, pesquisa e extensão; 3º setor; escritórios; tributária e fiscal; perícia; arbitragem e mediação; contabilidade condominial; trabalhista; inovações tecnológicas; e BPO financeiro.

O evento vai até a próxima sexta-feira (12). As inscrições ainda estão abertas. Não perca a oportunidade de se capacitar com qualidade e de forma totalmente gratuita.

Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.