Ibracon participa de webinar da IFAC e Banco Mundial com cases mundiais de implementação das Normas de Gestão da Qualidade

Fonte: Comunicação Ibracon

Evento discutiu sobre a norma ISQM que entra em vigor a partir do dia 15 de dezembro de 2022

O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil – participou, nesta quinta-feira, 30, do webinar Global Quality Manangement PAO Knowledge Exchange, promovido pela International Federation of Acountants (Ifac) e pelo Banco Mundial sobre a difusão e o compartilhamento de conhecimento das Normas de Gestão da Qualidade (ISQM). A revisão dessas normas – ISQM 1 – foi aprovada pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) em setembro de 2020 e entrará em vigor a partir do dia 15 de dezembro de 2022.

O encontro contou com a participação de Monica Foerster, presidente do IFAC SMP Advisory Group e membro do Conselho de Administração do Ibracon; Kevin Dancey, CEO do IFAC; e Jelena Misita, presidente do IFAC PAO Development & Advisory Group. O evento foi mediado por Kristy Illuzzi, diretora do IFAC SME/SMP Research.

Pelo Ibracon Nacional, participou do evento, a diretora de Desenvolvimento Profissional, Shirley Silva. Cases da Bélgica, Singapura, Inglaterra, Canadá e África do Sul e, também foram apresentados.

O webinar aconteceu por videoconferência e teve a duração de, aproximadamente, 2h30m. Foi dividido em duas partes: Conhecimento e troca de experiências e Soluções disponíveis. 

Na abertura, Monica Foerster destacou o processo de implementação e acompanhamento das novas normas e disse que o SMP Advisory Group “assiste muito de perto o processo de implementação dessas novas normas e fornece feedback para um maior engajamento das Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP)”. Ela lembrou que as novas normas “envolvem uma mudança de mentalidade para uma abordagem baseada em riscos e esse novo padrão é particularmente desafiador para as FAPMP com recursos mais limitados” e que por isso muitas ações globais foram desenvolvidas com focos nessas firmas.

Shirley Silva detalhou em sua apresentação as ações desenvolvidas pelo Ibracon para a implementação da ISQM 1 pelas firmas de auditoria no Brasil. As ações ocorrem desde março de 2021 com cursos, webinars e workshops. “Nós temos mais de 300 FAPMP no Brasil registradas na CVM, um número considerável, com as quais o Ibracon trabalha e busca apoiar a implementação das novas normas”, ressaltou.  

Além disso, a diretora de Desenvolvimento Profissional do Ibracon Nacional destacou os principais desafios para essa implementação, como a necessidade de ferramentas de TI, a construção de uma cultura de gestão da qualidade, o engajamento das FAPMP, a criação de um ambiente de colaboração entre as firmas associadas, inclusive focado na pós-implementação. 

Durante o evento, os convidados também destacaram os desafios e as oportunidades para as firmas de auditoria na implementação efetiva das novas normas de gestão da qualidade em seus respectivos países.  

Para mais informações, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.