Ética e Governança são discutidos em Convenção do CRCRR

O evento reuniu profissionais no último fim de semana no Teatro Municipal de Boa Vista

Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

A primeira Convenção de Contabilidade de Roraima, ocorrida nesse fim de semana, levou os mais de 200 participantes do evento a debaterem importantes temas que estão mudando a profissão nos últimos anos, a exemplo de Ética, Compliance, Governança e Inteligência Artificial.

O painel “Inovação e Tecnologia na Contabilidade como estratégia Competitiva para micros e pequenas empresas” contou com as presenças da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Márcia Alcazar, e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO), Joelso Tavares de Andrade,  que debateram sobre o impacto da tecnologia no atual  cenário contábil.

As vice-presidentes do CFC Lucilene Florêncio (Controle Interno) e Sandra Batista (Fiscalização, Ética e Disciplina) participaram do painel “Ética como fator de sucesso nos negócios públicos”. Na sua explanação, Lucilene conceituou Governança, sua aplicabilidade no serviço público e como foi adotada pelo Conselho Federal de Contabilidade. “O CFC está bem avançado quando o assunto é governança”, pontuou.

Da esq.: para a dir.: As vice-presidentes do CFC, Lucilene Florêncio (Controle Interno), Sandra Maria Batista (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Lucélia Lecheta (Desenvolvimento Profissional)

A vice Sandra Batista discorreu sobre a importância e o papel da Ética na vida profissional. Segundo ela, cabe ao profissional ter habilidade, atitude, resultado, motivação e entusiasmo. “Ética é a arte de viver bem humanamente, respeitar as demais pessoas como seres humanos”, disse.

O painel “Contabilidade para o Terceiro Setor: rotinas e normas” encerrou a programação técnica da primeira Convenção de Roraima. A painelista Daniela Balbina de Souza Crespo Marra (MG)  fez uma apresentação descontraída com foco na ética, complaince  e governança voltada para o  universo das empresas do Terceiro Setor. Participaram do painel  Janderson Junho dos Regis Barbosa e Romina de Souza.

A solenidade de encerramento ocorreu logo após a apresentação do último painel. A presidente do CRCRR, Palmira Leão, reforçou a importância dessa primeira edição. “Realizar um evento desse porte não é fácil, mas tenho certeza de que esse é o início de grandes encontros que realizaremos no nosso estado. Os profissionais de Boa Vista merecem”, afirmou.

A primeira Convenção de Roraima foi uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR) Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR) e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon/RR).

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.