Especial XXXIV CIC e XVIII CCRS: saiba tudo que vai acontecer no dia 20

A programação do segundo dia de eventos promete contextualizar os profissionais sobre o momento atual da contabilidade

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

Aliada à contabilidade, a tecnologia mudou significativamente a forma de trabalho dos profissionais em todo o país. Essa adaptação trouxe uma série de benefícios, como a melhora da qualidade de vida e o rápido acesso ao conhecimento. Mas será que estamos sabendo lidar com toda essa informação?

Crédito imagem: Imprensa CIC/CC-RS

A empresária e escritora Susanne Andrade –  palestrante convidada para a 34ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e a 18ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS), que acontecem no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) –,  em Porto Alegre, de 19 a 21 de outubro –, abre os trabalhos do segundo dia de evento (20), às 9h,  com a palestra O Sucesso é ser humano na era da tecnologia, que vai discutir a importância da humanização na era da tecnologia para o sucesso de profissionais e organizações, além de abordar a transformação digital enquanto transformação humana.

No mesmo horário – os eventos ocorrerão de forma paralela –, será realizada a palestra O impacto da internacionalização das normas contábeis no cenário tributário brasileiro, a ser ministrada pelo contador, professor e escritor Valdir Amorim. O palestrante vai abordar a importância da harmonização das normas brasileiras às normas internacionais, com o objetivo de padronizar a informação contábil, e vai identificar os pontos que sofreram alterações significativas com a convergência do padrão internacional IFRS, criado pelo Iasb.

O blockchain ficou conhecido por viabilizar moedas digitais em todo o mundo. Com uma estrutura consolidada e de alta segurança, o aparato tecnológico pode ajudar processos contábeis e facilitar a vida dos contadores. Quem gosta do assunto terá a oportunidade de assistir, às 10h,  ao painel Blockchain e os impactos para a contabilidade,que terá as presenças, já confirmadas, de Carl Amorim, coeditor, tradutor e autor da apresentação do livro Blockchain Revolution, de Don Tapscott; e de Oliver Cunningham, sócio responsável pela área de transformação digital e inovação da KPMG.

 No mesmo horário, acontecerá a palestra Atualizações do Iasb sobre as normas internacionais, a ser proferida por Tadeu Cendon Ferreira, membro do Conselho do Iasb.

Para finalizar os trabalhos da manhã do dia 20, o painel Posicionamento da classe contábil frente ao projeto da Reforma Tributária, que acontece às 11h30, promete um bom debate sobre esse assunto que interessa a muitos profissionais. O bate-papo contará com as presenças do secretário da Fazenda do RS, Marco Aurelio Santos Cardoso; do empresário contábil, Márcio Schuch Silveira; e do relator da PEC 110, senador Roberto Rocha. O painel será moderado por Marco Aurelio Gomes Barbosa.

Os profissionais que se interessam por inovação poderão acompanhar a palestra O novo mindset da inovação,que será proferida por Ladmir Carvalho, presidente da Alterdata Software. Aderir a um mindset de inovação é criar uma mentalidade que busca sempre se reinventar e estar em constante mudança. A palestra será realizada às 11h30.

Você sabia que o Futuro da Contabilidade é mais plural do que você imagina? A programação da tarde traz, para debater o assunto, a partir das 14h, os painelistas Robert Juenemann, Daisy Christine Hette Eastowood, Onília Araújo e a moderadora do bate-papo, Cristiane Souza.

Os profissionais que atuam no setor público terão a chance de conhecer as Técnicas inovadoras de controle patrimonial no setor público, palestra a ser ministrada pelo contador, escritor e professor Diogo Duarte, a partir das 14h.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no dia 1º de agosto de 2021, mas ainda existem dúvidas sobre a aplicabilidade correta dessa lei. A palestra A LGPD e a proteção de dados nas organizações contábeis,que começa às 15h, vai orientar as empresas contábeis sobre como aderir ao disposto na LGPD. Os palestrantes que debaterão sobre o assunto são Karen Ranielli Borges, advogada especialista em privacidade e proteção de dados; e Nivaldo Cleto, contador, engenheiro eletrônico e perito contábil.

O painel Melhores práticas na gestão dos Conselhos de Contabilidade, prevista para começar às 15h, vai reunir os presidentes dos CRCs de MG, RJ, SP, ES, PE, GO, RR, PR e DF (moderador). Na ocasião, os gestores vão falar sobre suas lideranças e as práticas adotadas nos Regionais.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) é uma das anfitriãs do evento. Ana Tércia L. Rodrigues será painelista, a partir das 16h30, do painel Contabilidade – Ética, Protagonismo, Verdades (in)Convenientes. O debate pretende desconstruir certezas de verdades absolutas e mostrar para os profissionais que é preciso encarar o novo e enxergar além do momento presente. O auditor e conselheiro de empresas, Rogério Rokembach participará do bate-papo.

Desafiar o tempo é uma tarefa difícil, mas quando se consegue gerenciá-lo há possibilidade de realizar, de forma eficaz, projetos esquecidos. O contador, administrador e escritor Douglas Gomes vai dar dicas a respeito desse tema na palestra Tempo, seu ativo mais estratégico,a partir das 16h30.

E para encerrar as atividades do dia, a empresária e escritora Martha Gabriel, será a palestrante magistral do tema O líder digital,que começa às 17h30. A palestra vai abordar a inovação como metodologia e estratégia (tanto empresarial como pessoal), discutindo também a criatividade, área intimamente conectada ao assunto.

A 34ª CIC e a 18ª CCRS são realizadas pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS) e conta com a organização da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS). Mais informações sobre inscrição e programação podem ser obtidas aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.