Copa do Mundo: conheça a moeda do Catar

Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão

Copa do Mundo é uma paixão nacional e internacional, e esta edição do torneio traz várias novidades. Além de ser o primeiro realizado no Oriente Médio e em novembro, o evento influenciou até a moeda oficial do Catar, o rial (riyal).

A moeda pode ser chamada também de rial catarense ou catariano e, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil (BCB) do dia 25 de novembro de 2022, 1 rial equivale a R$ 1,47. Atualmente, em circulação no país, há duas moedas e sete notas: as moedas de 25 e 50, e as notas de 1, 5, 10, 50, 100, 200 e 500 riais.

Notas de riais, a moeda do Qatar, sede da Copa do Mundo

Um fato interessante é que a nota de 10 riais apresenta uma imagem do estádio Lusail. Considerado o mais importante da Copa do Mundo neste ano, o estádio é o maior dos oito construídos no país e será palco da final do Mundial. Outra nota que traz uma curiosidade é a de 200, que passou a circular em 2020, mesmo ano em que o governo catariano mudou todo o designer do papel-moeda.

QAR 22

Em continuidade às novidades, o Qatar Central Bank (QCB), em homenagem à Copa, emitiu a nota QAR 22 – a primeira cédula comemorativa, em polímero, produzida pelo QCB. O designer da nota é composto pelos estádios de abertura e final da Copa: Al Bayt e Lusail. Além disso, também constam a imagem do troféu e o logotipo do Catar 2022.

Atrás da imagem dos estádios, é possível notar também um dhow – tradicional veleiro utilizado na região do Mar Vermelho e do Oceano Índico – e o forte de Zubara, o primeiro lugar do Catar a ser inscrito como patrimônio mundial na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em evento especial para revelar a nota, o sheikh Bandar disse que a QAR 22 celebra o trabalho árduo e a dedicação do país em sediar pela primeira vez um evento desse porte no Oriente Médio e no mundo árabe. Segundo ele, a cédula reforça aspectos culturais e a história do futebol do Catar.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.