Começa hoje o XIX Encontro Estadual de Contabilidade do MS

Com programação variada, o encontro reunirá 400 profissionais da contabilidade do estado no auditório do Sebrae

Por Fabricio Lourenço
Comunicação CFC

A partir de hoje até a próxima quinta-feira (3), os mais de 7.400 profissionais da contabilidade do Estado de Mato Grosso do Sul terão à disposição um evento recheado de temas importantes e atuais que impactam no dia a dia da classe contábil. Em sua XIX edição, o Encontro Estadual de Contabilidade de Mato Grosso do Sul, que acontece no auditório do Sebrae (MS), promete ser um dos mais importantes já realizados. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas aqui.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul, Iara Sônia Marchioretto, “a ideia de reunir vários eventos tem um único objetivo, que é o de oportunizar aos participantes a ampliação do conhecimento sobre a profissão contábil e as novas técnicas desenvolvidas, aperfeiçoamento, atualização e capacitação profissional”.

Os participantes enfrentarão uma maratona de 32 horas de programação com os principais temas contábeis da atualidade. “O XIX Encontro conta com mais nove subeventos, alguns já tradicionais no calendário contábil”, esclarece a presidente do CRCMS.

Contabilidade do Setor Público iniciou as atividades

O workshop ocorrido na manhã desta terça-feira (1º) debateu as últimas novidades sobre a contabilidade pública e a oitava edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCasp), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no final do ano passado.

No período da tarde, foi realizado o XXII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, onde foram apresentadas as palestras “Controle de Gastos com Pessoal”, “Tópicos Ensejadores de Escriturações Irregulares”, “Auditoria: Tecnologia da Informação a Serviço do Auditor Público e Privado”, “Indicadores de Acompanhamento Fiscal” e “Confiabilidade das Demonstrações Contábeis e Auditorias Financeiras”. Ainda, no final da tarde desta terça-feira, ocorreu  o primeiro Fórum Sul-Mato-Grossense de Contas Públicas, mediado pela contadora Patrícia Pereira Castro.

Solenidade oficial de abertura

A solenidade oficial do XIX Encontro acontecerá no XVI Fórum da Mulher Contabilista, e trará o Talk Show “A Mulher Gestora”, seguido da palestra “Demonstrações Contábeis NBCs e ITG 1000”. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta, representará o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Dia 2

O projeto Abraçando o Controle Social, iniciativa do CFC, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), da Controladoria-Geral da União (CGU), e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que conta, ainda, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul e do Tribunal de Contas de MS, reunirá representantes de órgãos públicos que discutirão a melhoria da gestão pública e, em contrapartida, a melhoria dos serviços que são prestados à população. O evento começa às 8h e termina meio dia. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas aqui.

Na parte da tarde, é a vez do IV Fórum de Perícia Contábil. Assunto técnico que abordará temas como o “Planejamento da Perícia Contábil”, “Contabilidade e o Planejamento Contábil”. Outro encontro de grande importância para os profissionais do estado será o XVII Encontro de Contabilidade do Agronegócio, ocasião em que serão expostos trabalhos científicos. Além disso, haverá a solenidade de entrega das carteiras profissionais e, ainda, a palestra “Normas de Contabilidade para o Agronegócio”.

Dia 3

No último dia de evento, os profissionais iniciam as atividades, a partir das 7h30, com o III Fórum de Auditoria Contábil e o IV Fórum de Contabilidade do Terceiro Setor.

Já no período da tarde, a partir das 13h, ocorrerá o XXVII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis. Os futuros profissionais discutirão sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e o cruzamento de informações; seguido das palestras “Contador, você ético? Uma Luz Sobre o Novo Código de Ética” e a “Contabilidade Moderna – Desafios e Riscos”.

As inscrições, que são gratuitas para todos os eventos, estão abertas e podem ser efetuadas aqui.

Para  conferir os horários  e a programação clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.