CFC prestigia posse da nova diretoria da Fenacon

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). A solenidade aconteceu no dia 5 de agosto, em Fortaleza (CE), e reuniu autoridades e representantes das entidades representantes da classe contábil brasileira.

O evento foi iniciado com as palavras do presidente que deixa o cargo, Sérgio Approbato Machado Júnior, que agradeceu a todos aqueles que contribuíram com sua jornada na atividade classista.

Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, reforçou a importância da integração entre as entidades da classe contábil. “Nesta noite festiva, gostaria de ratificar a importância da integração e da sinergia entre as entidades de classe. Definitivamente, não é clichê. Juntos, sem dúvida, somos mais fortes. Essa união deve ser o nosso norte. É preciso que as nossas vozes sejam sempre em favor de todos os profissionais e empresários contábeis. O nosso time é a Contabilidade e a nossa bandeira de luta será sempre aquela que promover o avanço da nossa profissão. Sem vaidades e de mangas arregaçadas seguiremos juntos em busca dos nossos objetivos”, afirmou.

Dantas ainda ressaltou alguns temas que precisam estar na pauta dos profissionais da contabilidade e que devem ser trabalhados pelas entidades contábeis. “Precisamos entender e disseminar os valores ambientais, sociais e de governança e devemos incentivar, cada vez mais, os avanços tecnológicos, mostrando à classe a importância da digitalização de nossas atividades. Também é fundamental que promovamos a mudança de mentalidade dos profissionais da contabilidade para que percebam que, hoje, ocupamos uma posição estratégica na função de consultores dos negócios dos nossos clientes e na transparência e controle dos recursos públicos”, citou.

Durante o seu discurso, o novo presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coêlho, cumprimentou as entidades da classe contábil e também destacou a importância da união entre essas organizações. “Não poderia deixar de agradecer às entidades contábeis parceiras, a Fundação Brasileira de Contabilidade, o Ibracon e o Conselho Federal de Contabilidade. Saibam que temos que estar juntos para alcançarmos algo jamais visto. Contem comigo e com a nossa diretoria para trabalharmos em prol de nossos representados. Esses profissionais que se dedicam muito para, primeiramente, dar informações ao Governo e, principalmente, para ajudar no crescimento de negócios do país por meio das empresas existentes. Que a nossa frente parlamentar seja um marco em nossa história e assim tenhamos mais voz onde precisamos. Parabenizo publicamente Sandra Elvira, Valdir Coscodai e Aécio Dantas pela atuação à frente das entidades contábeis”, pontuou.

Estiveram presentes no evento diversos representantes do Sistema CFC/CRCs, como presidentes de CRCs e conselheiros e ex-presidentes do CFC. Os vice-presidentes da autarquia Carlos Henrique do Nascimento (Registro), José Donizete Valentina (Desenvolvimento Profissional) e Manoel Carlos de Oliveira Júnior (Política Institucional) também prestigiaram a solenidade.

A cerimônia ainda contou com a presença do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai, da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, do chefe da Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Adriano Subirá, entre outras autoridades.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.