CFC marca presença no XV Encontro Norte Rio-Grandense de Ciências Contábeis

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, participou, nesta segunda-feira (11), da abertura do XV Encontro Norte Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ENCC), realizado em Natal. Com o tema “Transformando pessoas, empreendendo sucesso”, o evento segue até quinta-feira (14) com a presença de mais de mil pessoas e uma programação com diversas palestras e debates sobre inovação, tecnologia e a Sociedade 5.0.

Zulmir Breda iniciou a sua participação destacando as transformações da profissão contábil frente às inovações tecnológicas. Segundo ele, os impactos são positivos, no entanto, o profissional precisa estar preparado para o novo perfil que exige uma postura mais versátil, estratégica e social.

Além da tecnologia, o presidente do CFC também destacou outras mudanças que têm impactado o país. Segundo ele, a sociedade clama por um Brasil menos corrupto e mais desenvolvido. E, nessa missão, o profissional da contabilidade é imprescindível ao desenvolvimento sustentável pelo papel que exerce em todos os segmentos, como os setores público, privado e o terceiro setor.

“O que mais vivemos, hoje, são transformações. O nosso país passa por mudanças políticas, econômicas e sociais. E, nós, profissionais da contabilidade, não podemos nos furtar de nossa responsabilidade. Como atores de proteção social, temos o dever de promover o desenvolvimento do nosso País, de fomentar a economia, evitar a mortalidade das empresas e, também, promover o controle social visando o combate à corrupção e incentivo à transparência”, afirmou.

O presidente do CFC ainda reforçou a importância do profissional da contabilidade para a retomada do crescimento do País e deixou um recado: “competência, profissionalismo e ética. Com esse tripé, nos tornaremos mais fortes e seguiremos cada vez mais longe com a geração de trabalho, emprego e renda sempre pensando no bem maior, que é a prosperidade de nossa sociedade”, disse.

Para o presidente do CRCRN, Luzenilson Moreira, o único caminho para acompanhar as transformações é a capacitação e, por isso, o XV ENCC é tão importante aos profissionais da região. “É a oportunidade de integração entre os contadores da capital e do interior. Todos em um momento único trocando experiências e conhecimento sobre as tendências do mundo contábil”, completou.

Na ocasião, Zulmir Breda foi homenageado com a medalha Ulisses Celestino Goes, a maior honraria da contabilidade no Rio Grande do Norte, pelos relevantes serviços prestados à classe.  “É uma grande honra receber essa medalha que possui o nome de um visionário potiguar. Goes foi um dos grandes idealistas da contabilidade no Estado e o criador do curso de ciências contábeis na Região. Uma personalidade que dedicou sua vida à classe e é com orgulho que registro esse momento em meu legado na profissão”, ressaltou. O conselheiro federal e ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, João Gregório Junior também recebeu a honraria.

O jornalista William Waack foi o primeiro palestrante do XV ENCC. Com 50 anos de carreira, ele falou sobre o atual cenário político e econômico, comentou sobre os principais desafios do País e parabenizou os contadores pelo papel que exercem na sociedade. “Vocês são essenciais às organizações das contas. E o compromisso com a transparência anda sendo uma das exigências mais necessárias ao atual momento econômico”.

Também participaram do encontro os vice-presidentes do CFC, Sergio Faraco e Sandra Maria Batista, além de conselheiros e presidentes do Sistema CFC/CRCs. Para conferir a programação do XV ENCC, clique aqui.

Veja outras fotos do evento, abaixo.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.