CFC discute pautas de interesse da classe contábil com a Feconbras

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou de uma reunião virtual a convite da União das Federações dos Profissionais da Contabilidade do Brasil (Feconbras). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e teve o objetivo de aproximar as entidades e de discutir assuntos de interesse da classe contábil.

O presidente da Feconbras, Tadeu Oneda, explicou os objetivos e o trabalho realizado pela entidade e ainda apresentou algumas dúvidas ao presidente do CFC. Na ocasião, foram discutidos temas, como prerrogativas profissionais, a relação entre contadores e Microempreendedores Individuais (MEIs), assim como a importância de os profissionais da contabilidade acompanharem esses empresários, o formato e o calendário das obrigações acessórias e o acompanhamento que o Conselho faz em relação aos Projetos de Lei (PLs) de interesse da classe.  

Aécio Dantas falou sobre a importância da integração entre as entidades contábeis. “Eu acho que precisa existir essa sinergia entre as entidades de classe”, afirmou. E completou: “A profissão, para ser forte, precisa que todas as entidades representativas sejam fortes. Precisamos estar unidos, com cada um fazendo o seu papel”.

O presidente do CFC ainda falou sobre alguns projetos e programas dos quais o Conselho participa, como o Contador Parceiro, uma parceria entre a autarquia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outro ponto esclarecido pelo presidente do CFC foi a forma que a autarquia acompanha os PLs. “Quando vemos que é um Projeto de Lei de interesse da profissão e que está na nossa área de atuação, fazemos um trabalho parlamentar, um trabalho de acompanhamento”, disse.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.