Base da transformação digital é o ser humano, afirma Susanne Andrade

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

As atividades do segundo dia de eventos foram iniciadas pela palestra “O Sucesso É Ser Humano Na Era da Tecnologia”. De uma forma positiva e bem-humorada, a painelista Susanne Andrade mostrou que a base de toda a evolução tecnológica, que traz agilidade aos processos e consequente melhoria de resultados, é o ser humano.  

Crédito: Marcos Quintana - Imprensa CIC-CCRS

Autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”, Susanne iniciou sua explanação dizendo que o fato de a tecnologia não se sobrepor ao homem (em sentido amplo) foi uma constatação realizada, ainda em 2001,  por desenvolvedores norte-americanos de softwares, que praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, Scrum, FDD, entre outros.

Eles elaboraram um documento intitulado Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, cujo objetivo era criar um consenso sobre aspectos importantes em desenvolvimento de software. De acordo com Susanne, esses desenvolvedores queriam obter maior satisfação do cliente por meio de entregas contínuas que agregassem valor. “Eles queriam potencializar resultados e perceberam que isso é obtido por meio de pessoas”, disse.

A partir dos princípios gerados por esse manifesto, foi elaborado o Modelo Ágil Comportamental (MAC), desenvolvido pela empresa A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, cuja sócia-fundadora é a palestrante. Para Susane, o MAC é um modelo que prima por obter uma mudança de mindset nas empresas e assim obter dos profissionais mais agilidade e produtividade.

Para alcançar a agilidade, a painelista afirma que a simplicidade é o caminho. Com base nessa afirmação, ela finalizou a apresentação compartilhando com os espectadores um passo a passo composto por de sete atitudes que prometem o logro desse objetivo e de uma relevante mudança comportamental na empresa.

A XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e a XVIII Convenção de Contabilidade do RS (CCRS) acontecem até amanhã, dia 21. Informações sobre a programação e visita à Feira Digital de Negócios podem ser obtidas no site dos eventos (https://cic-ccrs.com/).  

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.