8ª edição do seminário para gestores e prefeitos trata do papel da auditoria interna na governança

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

A 8ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos realizou, na manhã desta sexta-feira (2/6), o painel sobre "O papel da auditoria interna no fortalecimento da governança". Na ocasião, o chefe do Núcleo de Ações de Controle (NAC) da Controladoria Regional da União no Estado de Roraima, Ordilei Rocha Pereira, conduziu a palestra e destacou os aspectos da governança na sociedade.

Durante a sua fala, Ordilei salientou o tripé da governança, que envolve estratégia, liderança e controle. Para ele, esses três aspectos precisam estar inteiramente ligados para que o sistema público de serviços funcione corretamente. "A sintonia do tripé é necessária para que os órgãos se empenhem no desenvolvimento de mecanismos de governança e, assim, possam direcionar a gestão na realização das suas missões", apontou.

O chefe do NAC ressaltou que, sobretudo, a governança pública necessita do emprego do valor público, em que a qualidade e capacidade institucional, em conjunto com a colaboração e o desempenho, todos aferidos pelo processo de auditoria, gerem a valorização do serviço público. Nesse contexto, a auditoria é uma instância de apoio para a governança, em que a estratégia está ligada à efetividade econômica e à eficiência.

"Avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos é algo já institucionalizado em nosso ordenamento jurídico e em normativas que tratam diretamente da governança. Então, se a governança precisa direcionar e monitorar a gestão, a auditoria interna também monitora a gestão. E uma característica da auditoria é que ela pode mexer no mérito em busca da efetividade da política pública", explicou Ordilei.

Já no fim de sua fala, o palestrante destacou o modelo das três linhas, do Instituto dos Auditores Internos (IIA), que trata do papel do órgão de governança ligado à gestão, aqui relacionada às ações, ao gerenciamento de riscos e, também, à auditoria interna, que desempenha um papel de avaliação e assessoramento em prol dos objetivos a serem conquistados.

Para acompanhar a palestra na íntegra, acesse e assista no canal do CFC no YouTube. Clique aqui.

Sobre o evento

Esta edição da Caravana da Governança é organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade Roraima (CRCRR), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), além de contar com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A série já percorreu 7 estados brasileiros e, nas duas últimas edições realizadas em Minas Gerais e Sergipe, capacitou cerca de 1000 mil agentes públicos, entre prefeitos e gestores municipais.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.