Contador aprovado em Concurso Público para Técnico em Contabilidade

Perguntas Frequentes

Contador aprovado em Concurso Público para Técnico em Contabilidade

Pergunta: Passei num concurso para técnico Contabil. Meu registro é como contador mas possuo o certificado de técnico também. Isso pode causar algum transtorno na hora da posse?

Resposta:  Não existem impedimentos para que o Contador execute serviços contábeis atribuídos ao Técnico em Contabilidade. Também, não existem atribuições privativas de Técnico em Contabilidade. Ao contrário existem aquelas que são privativas de Contador, as quais são mais amplas e de maior complexidade. Consulte a Resolução CFC nº 560/83, disponível em nosso site  https://cfc.org.br/legislacao/.

Baseado nessa afirmativa, podemos deduzir que quem pode mais, pode menos.

Entretanto, com relação ao cargo, deve haver compatibilidade da nomenclatura do cargo com a função. Esclaracendo: a denominação do cargo e a habilitação profissional (categoria) do seu ocupante devem ser compatíveis.

Sugerimos rever o conteúdo do edital do concurso. Talvez ele tenha a resposta.

Se o edital não contemplar a situação,  pode-se pleitear junto o empregador que modifique a denominação do cargo, de Técnico em Contabilidade para Chefe de Contabilidade, ou Encarregado de Contabilidade, ou Supervisor de Contabilidade, ou Gerente de Contabilidade, ou outra que não ocasione conflito entre o cargo e a categoria profissional do Contabilista.