Conselheiros do CFC participam de Workshop sobre Imposto de Renda

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Foi realizado, na manhã desta quinta-feira (14), no Plenário do Conselho Federal de Contabilidade, o Workshop sobre IRPF/2016 – Regras e Cruzamentos de Informações. Conselheiros e funcionários do CFC participaram da reunião, que teve o objetivo de transmitir aos participantes os aspectos específicos e os cruzamentos das informações pela RFB em relação do IRPF/2016.

O vice-presidente de Administração do CFC, Sergio Faraco, ao fazer a abertura do Workshop, disse que ações como essas “são importantes para a atualização e troca de conhecimento dos conselheiros e funcionários da casa”. Segundo Faraco, o CFC tem o papel fundamental para formar agentes multiplicadores, os quais contribuirão no dia a dia do profissional e da sociedade.

O instrutor do Workshop foi o  contador Itelvino Schinaider, de Santa Catarina. Com mais 27 anos de experiência em diversos segmentos empresariais, o consultor em planejamento tributário  iniciou a apresentação lembrando o prazo final de entrega da Declaração do Imposto de Renda, que termina no próximo dia 29 de abril.

Outro ponto abordado pelo instrutor foi sobre as formas de elaboração. “Há uma total integração entre os meios de envio”, argumentou o contador referindo-se  ao Programa Gerador de Declaração (PGD), o e-CAC (Centro Virtual de atendimento) e o m-IRPF (tablets e smartphones).

Para o contador,  as novidades trazidas pela declaração deste ano foram importantes para os contribuintes, dentre elas, destaca-se a  inclusão do  CPF do cônjuge, o CPF do dependente a partir dos 14 anos, a informação do NIT/PIS/PASEP e o Carnê Leão para profissionais liberais.

No decorrer da reunião, o instrutor reforçou, aos participantes, segundo orientação da Receita Federal, questões  como “quem deve fazer a declaração, os incentivos fiscais (limite 6%), o cruzamento das informações, a malha fina, o certificado digital, os  tipos de declaração, a opção de tributação, as situações individuais, a declaração de espólio,  a atividade rural entre outros”.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.