Palavra do Vice-Presidente

É com muita satisfação e honra que assumimos esta missão. O Conselho Federal de Contabilidade representa atualmente mais de 500 mil profissionais da contabilidade e mais de 85 mil empresas de contabilidade constituídas em todo o País, porém a contabilidade está presente no Brasil nas mais de 16,5 milhões de empresas, nos 5.561 municípios brasileiros, nos 27 estados com o Distrito Federal, na União e por certo nos 200,4 milhões de brasileiros. Esta abrangência no Brasil exige uma dedicação especial com zelo e com o acompanhamento das informações, temas e matérias que tratam do assunto nos cenários político, econômico e social.

Diante deste enfoque, o Conselho Federal de Contabilidade assume, por meio da Vice-Presidência de Política Institucional, a missão de dialogar, relacionar e manter o elo com as instituições, organizações e entidades que se coadunam com as áreas de interesse da Contabilidade, bem como o acompanhamento e a participação na construção das matérias que tramitam nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da classe contábil brasileira, da sociedade e do País.

Nas últimas décadas o Conselho Federal de Contabilidade e, como consequência o Profissional da Contabilidade e a essência de sua contraprestação de serviço, têm sido cada vez mais reconhecidos pela sua importância, assumindo na mídia destaque em todos os meios de comunicação, como fonte de informação segura sobre os temas pautados pela imprensa. Dessa forma, a área institucional do CFC desenvolve uma comunicação estratégica e mediada, buscando o equilíbrio entre a identidade e a imagem da entidade, posicionando-a em relação aos profissionais da contabilidade, a sociedade e ao Governo.

Este é um processo de construção continua que envolve atores internos e externos e o propósito a que se destaca está fincado na missão e nas metas constantes no planejamento estratégico, sobretudo na edificação e posicionamento da imagem do Conselho Federal de Contabilidade.

Joaquim de Alencar Bezerra Filho
Vice-presidente de Política Institucional