Planejamento

Planejamento Estratégico do CFC

O que é

Processo contínuo e sistemático de tomada de decisões, baseado no conhecimento possível do futuro contido e na relação entre a organização e o ambiente interno e externo. Para tanto, é necessária a organização sistemática das atividades essenciais à execução dessas decisões, levando-se em conta os objetivos organizacionais e medindo-se o resultado alcançado em comparação às expectativas criadas, por meio de uma retroalimentação organizada.

Missão do Sistema CFC/CRCs 
Inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.

Visão do Sistema CFC/CRCs 
Ser reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do país e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público.

Valores do Sistema CFC/CRCs 

  • Ética;
  • Excelência;
  • Confiabilidade; e
  • Transparência.

Vídeo explicativo sobre o Planejamento Estratégico do CFC.

Atos Normativos

Resolução CFC n.º 1.543/2018 - Aprova o Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs para 2018/2027.
Resolução CFC n.º 1.676/2022 - Dá nova redação ao Mapa Estratégico do Sistema CFC/CRCs para 2018/2027, previsto no Inciso V do art. 1º da Resolução CFC nº 1.543/2018.

Mapa Estratégico do Sistema CFC/CRCs - 2018/2027

Mapa estratégico do CFC

Desempenho do Planejamento Estratégico

O CFC adota o Sistema de Plano de Trabalho (SPT) e o Sistema de Gestão por Indicadores (SGI) como instrumentos de monitoramento da execução de resultados e do alcance das diretrizes previstas no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs.
O SPT é a ferramenta gerencial que mantém a ligação entre os planos, os instrumentos legais e as necessidades de atuação da instituição, além de permitir o controle das ações previstas, o detalhamento das ações executadas e a avaliação acerca do alcance de metas estimadas. Dessa forma, quando os resultados esperados não são alcançados, podem ser monitoradas as justificativas apresentadas pelos responsáveis pela execução. Isso possibilita a identificação de eventuais lacunas durante o processo de execução e o ajuste de rotinas para proposição de novas ações.
Outro instrumento empregado é o SGI, o qual monitora o desempenho dos Objetivos Estratégicos por meio de indicadores. Os indicadores são parâmetros que medem a diferença entre a situação desejada e a situação atual.
O acompanhamento dos fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento das ações ocorre pela medição dos projetos/atividades dos diversos setores do CFC refletidos nos indicadores, na razão de dados históricos e elementos correlacionados que, combinados, evidenciam os resultados a serem almejados em nível satisfatório.

Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor do CFC representa os quatro pilares da Lei de Regência, que viabiliza ao CFC orientar, normatizar, fiscalizar o exercício da profissão contábil, além de promover a Educação Continuada dos profissionais, por meio dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Sua Participação 
Participe! A sua colaboração é parte do todo que faz funcionar a engrenagem do Sistema CFC/CRCs!