XVI edição da Convenção do RS apresenta trabalhos científicos e técnicos

Por CQueiroz Comunicação

Sob o lema “Compartilhando experiências, unindo competências”, o temário da XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul incentivou a elaboração de trabalhos científicos com base em pesquisas que buscam oferecer subsídios para o aprimoramento da Ciência Contábil. , As áreas temáticas definidas pelo Comitê Científico foram: Contabilidade Harmonizada às Normas Internacionais; Contabilidade para Usuários Externos; Auditoria e Perícia; Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor; Governança Corporativa; Ética e Responsabilidade Social; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Contabilidade Gerencial; e, Contabilidade Tributária.

Já para os trabalhos técnicos, o temário foi livre, buscando a exposição de ideias e de propostas que apresentassem soluções e alternativas para os desafios do cotidiano da profissão contábil, que possui papel fundamental na orientação das novas diretrizes para o futuro.

O total de trabalhos submetidos à XVI Convenção foi:

Trabalhos Submetidos Aprovados para apresentação e para constar nos anais Aprovados para constar nos anais
Científicos 45 15 21
Técnicos 8 7 -

Os trabalhos científicos caracterizam-se por serem trabalhos decorrentes de pesquisa científica na área da Contabilidade e serão avaliados por um Comitê Científico, composto, exclusivamente, por doutores na área contábil.

Os trabalhos técnicos caracterizam-se por serem trabalhos resultantes de estudos que buscam solucionar e propor novas alternativas para a contabilidade nas suas mais diversas áreas de atuação, e serão avaliados por um Comitê Técnico, composto por profissionais da área contábil.

Para o coordenador do Comitê Científico da Convenção, Prof. Dr. Clóvis Kronbauer, a quantidade de trabalhos submetidos tem se mantido a mesma nas últimas três convenções. Nessa edição da CCRS, houve destaque para as áreas temáticas de Contabilidade Gerencial e Contabilidade Pública.

“Atualmente, há um reflexo na formação dos professores, pois muitos estão buscando fazer doutorado, e isso reflete diretamente na formação do aluno e na produção científica, repercutindo favoravelmente, nos trabalhos que são submetidos na convenção”, afirmou o Prof. Kronbauer.

Os Anais da XI CCRS estão disponíveis no site do evento, no link https://encontromulhereconvencaors.cfc.org.br/trabalhos/anais-da-xvi-ccrs/ .

Membros

Comitê Científico:
Clovis Antonio Kronbauer (coordenador), Ernani Ott, Marcelo Coletto Pohlmann, Romina Batista de Lucena de Souza, Eusélia Paveglio Vieira, Irineu Afonso Frey, Márcia Bianchi, Maria Ivanice Vendruscolo; Marco Aurélio Gomes Barbosa; Osmar Antonio Bonzanini.

Comitê Técnico:
Márcio Schuch Silveira (coordenador), Flávio Flach, Tanha Maria Lauermann Schneider, João Marcos Leão da Rocha, Rogério Rosi Sola, Rosana Lavies Spellmeier, Paulo Ricardo Pinto Alaniz.

Trabalhos premiados

Dos 15 trabalhos científicos apresentados na XVI Convenção de Contabilidade do RS, seis receberam o Certificado de Mérito concedido pela Academia de Ciências Contábeis do RS e pelo Comitê Científico da Convenção. Os trabalhos científicos premiados foram: Ativo Imobilizado em empresas do setor industrial listadas na BM&FBovespa: uma análise da divulgação, segundo a NBC TG 27 (autores: Roselaine Filipin; Cristiane Fátima da Rosa; e Maria Margarete Baccin Brizolla), Análise comparativa dos resultados das amostragens estatística e não estatística em trabalhos de auditoria em estoques (autores: Sandro Augusto Bittencourt Martins; Renata Lúcia Basso; Adriana Gabbi; e Patrícia Rodrigues dos Santos), A aderência da Lei de Acesso à Informação: um estudo dos municípios da microrregião de Passo Fundo-RS (autores: Sandra Regina Toledo dos Santos; e Dariele Nervo), Relatório de sustentabilidade da GRI e Demonstração do Valor Adicionado: um estudo comparativo da distribuição de riqueza pelas empresas do segmento do novo mercado da BM&FBovespa, no ano de 2013 (autora: Gabriela Dias da Silva), Autoeficácia e competências empreendedoras dos alunos de Contabilidade e sua relação com seus estilos cognitivos (autores: Suzete Antonieta Lizote; Miguel Angel Verdinelli; e José Carlos Terres), O impacto da forma de remuneração dos executivos no desempenho das empresas brasileiras de capital aberto (autoras: Bianca Karoline Ahlert; João Zani).

Já dos sete trabalhos técnicos apresentados, três igualmente recebem certificado, são eles: Holding como estratégia de planejamento sucessório e tributário em uma pequena empresa familiar da cidade de Candelária-RS (autores: Laércio Rogério Friedrich e Valira Fiúza de Oliveira), Análise das demonstrações contábeis da empresa Cielo S/A (autores: Diana de Souza; Jardel Antonio de Marco; Felipe El Hajjar Meneghel; e Gabriela Bertoletti Johann), Evidenciação e mensuração de ativos intangíveis em instituições financeiras: um estudo de caso no Banrisul (autoras: Diana de Souza; Josiane Frizon, Jenaine de Azevedo; e Gabriela Bertoletti Johann).

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.