XII Secofem e VIII Encontro de Gestores Públicos são realizados em Campo Grande

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Foram realizados, nessa segunda-feira (6), no Plenário “Oliva Enciso”, na Câmara Municipal de Campo Grande (RS), o VIII Encontro de Gestores Públicos e a XII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem). O conselheiro e coordenador-adjunto da Câmara de Assuntos Administrativos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Carlos Rubens de Oliveira, representou o CFC.

Os eventos, que são realizados pelo CFC e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em parceira com o Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRCMS) e da Universidade Anhanguera (Uniderp), têm o objetivo de promover o apoio à União, estados, Distrito Federal e municípios brasileiros, na implantação de Normas Brasileiras de Contabilidade  Aplicadas ao Setor Público, editas pelo Conselho Federal.

 

O VIII Encontro de Gestores Públicos e a XII Secofem oferecem aos gestores e aos profissionais da contabilidade ferramentas úteis para capacitação e sensibilização da melhor forma de aplicação dos recursos públicos, valorizando, de forma clara, o papal de contabilidade como fator de proteção da sociedade.


O conselheiro e coordenador-adjunto da Câmara de Assuntos Administrativos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Carlos Rubens de Oliveira, representou o CFC.

O painel “Contabilidade” abriu, na parte da manhã, a programação técnica dos  eventos. Participaram da discussão os painelistas Eder Sousa Vogado, que abordou o tema “A importância do uso da informação de custos no setor público”, e Bruno Ramos Mangualde, que apresentou o tema “ Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Convergência e PIPCP e SICONFI -  Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro”.

No período da tarde o painel “Relações Federativas” contou com a participação da conselheira do CRCMS, Eloir Trindade Vasques Vieira; dos painelistas Maria Carolina Barbosa Sobral, que fez a apresentação sobre Convênios e CAUC – Alterações no Decreto nº 6.170/07 e a nova portaria Interministerial (PIM nº 424/17) e Alberto Cardoso, que abordou o tema “Cadastro da Dívida Pública (CDP): Novo Requisito para Transferências Voluntárias”.

Ainda, no período da tarde, foi realizado o painel “Experiências Locais”, com a participação dos painelistas Douglas Avedikian, que abordou o tema “A Extração de dados e a gestão de riscos no controle externo”; e Renato Pires, que apresentou a “Importância do Associativismo para o fortalecimento técnico e institucional dos profissionais de controladoria, controle interno e auditorias do setor público” e o painel “Responsabilidade Fiscal”, com a participação dos palestrantes Claudia Magalhães Dias Rabelo de Sousa, que apresentou o tema “Lei de Responsabilidade Fiscal: é possível comprar as informações divulgadas pelos entes de federação?  e Leonardo Lobos Pires, que trouxe para o debate a “Responsabilidade Fiscal no Contexto das Relações Federativas”.

A mesa de honra do evento foi composta, além do conselheiro do CFC, Carlos Rubens de Oliveira; pela subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gildenora Dantas Batista Milhomem; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMS, Iara Sonia Marchioretto; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis das Empresas de Assessoramento, Perícias e Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul, Francisco Pereira Gonçalves; a Contadora-Geral do Estado de MS, Oraide Katayama; e pelo secretário municipal da Controladoria Geral, Fiscalização e Transparência da Prefeitura de Campo Grande, Evandro Ferreira de Viana Bandeira.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.