Vice-presidente Técnico do CFC é eleito coordenador de Operações do CPC

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
reduzida-1024x596

Foto: CRCSP

Os membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em reunião realizada neste dia 4 de março, em São Paulo, elegeram o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, coordenador de Operações do Comitê para os próximos dois anos. Além de Breda, representa o Conselho Federal no CPC a contadora Verônica Souto Maior.

O CPC é constituído por quatro Coordenadorias – de Operações, de Relações Institucionais, de Relações Internacionais e Técnica. Como coordenador de Operações, caberá a Zulmir Breda encaminhar ao CFC, após aprovação, os Pronunciamentos emitidos pelo CPC para apreciação pela Câmara Técnica do CFC e posterior homologação do Plenário; e, entre outras atribuições, dar encaminhamento, no âmbito interno do Comitê, às demandas que partirem do CFC.

Pauta

Na reunião do CPC deste dia 4 de março, houve também apresentações feitas por Amaro Gomes, membro da diretoria do International Accounting Standard Board (Iasb), e por Maria Helena Santana, curadora da Fundação IFRS – International Financial Reporting Standards, sobre os principais temas que estão na agenda do Iasb.

Entre outros assuntos que foram tratados na reunião, constou a apresentação da minuta do documento sobre Demonstrações Contábeis e o reconhecimento do método da Equivalência Patrimonial (MEP); e a atualização das minutas relativas à convergência das normas IFRS 9 e IFRS 15 – que têm início de vigência previsto para janeiro de 2018. Após a conclusão das discussões, esses documentos serão colocados em audiência pública conjunta, pelo CPC, CFC e Comissão de valores Mobiliários (CVM).

Ainda, constaram da pauta exposições sobre a fase atual dos trabalhos realizados pelo Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif) e pelo Grupo Técnico do Iasb (GT-Iasb).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.