Conheça as Vice-Presidências do CFC: Vice-Presidência Administrativa

Durante este mês, o Conselho Federal de Contabilidade apresenta uma série de oito entrevistas com os vice-presidentes que integram o novo Conselho Diretor da entidade, eleito para o biênio 2018-2019. As entrevistas traçam um breve perfil de cada um dos vice-presidentes e suas respectivas vice-presidências, apresentando alguns dos projetos atuais e futuros. A quinta entrevista é com o vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco. 

Vice-Presidência Administrativa: zelar pelo patrimônio da entidade

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A Vice-Presidência Administrativa tem a função de orientar  e de atender as necessidades dos colaboradores  do CFC, além de  acompanhar os projetos definidos pelo Plano de Trabalho, e provê as atividades contábil-financeira, administrativa e de pessoal, maximizando os recursos necessários para o desenvolvimento institucional e da classe contábil.

De acordo com o organograma do CFC, a Vice-Presidência reúne o maior número de setores do CFC, com destaque para os departamentos de Contabilidade, Pessoal, Logística, e Licitação e Contratos. Conta com mais de 70 colaboradores entre funcionários, estagiários e prestadores de serviço, possui 16 projetos dentro do Plano de Trabalho do CFC e mais de 30 contratos vinculados.

O contador Sergio Faraco, que está à frente da Vice-Presidência há quatro anos, afirma “que o CFC cresceu muito nos últimos anos” e se transformou em um dos Conselhos de Profissões Regulamentadas mais respeitados do País. “Tudo isso se deve ao comprometimento dos nossos profissionais e colaboradores que acreditam no potencial e na importância da Contabilidade brasileira”, pontua.

Quais são os seus desafios à frente da Vice-Presidência?

Sergio Faraco – Um dos grandes desafios será o de manter a excelência do nosso trabalho, fortalecer a gestão de pessoas e de riscos, otimizar a aplicação dos recursos disponíveis, contribuir para o fortalecimento institucional e das diretrizes estabelecidas no novo Planejamento Estratégico do CFC para os próximos dez anos.

Quais são os principais projetos da Vice-Presidência?

Sergio Faraco – Nesta gestão, vamos priorizar a revisão do Regimento Interno, atualizar o Manual de Políticas de Gestão de Pessoas e o Manual Administrativo do Sistema CFC/CRCs que tem por propósito servir como instrumento de gestão, normatizar e padronizar as ações, estabelecer procedimentos baseados na legislação vigente.  Outro ponto que quero destacar refere-se ao acompanhamento e monitoramento do trabalho realizado pela Ouvidoria do CFC que, desde que foi implantada no Conselho Federal, tem fomentado diversas ações de melhoria no âmbito do Sistema CFC/CRCs.

Quem é Sergio Faraco 

Contador e bacharel em Direito. É pós-graduado em Auditoria e Gestão empresarial. Foi presidente do CRCSC por quatro mandatos. No CFC, foi vice-presidente de Administração e de Fiscalização e Registro. Atualmente, além de ocupar a cadeira de vice-presidente Administrativo, é presidente da Comissão Permanente de Transparência do CFC. Foi membro do Conselho de Contribuintes da Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC), e foi presidente da Junta Governativa da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina e  do Sescon de Florianópolis.  Empresário contábil e sócio-proprietário da Faracon Empresa de Contabilidade S/S, atuou como membro da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da UFSC.

Sobre a Vice-Presidência

A Vice-Presidência Administrativa é composta pela Câmara de Assuntos Gerais e pela Coordenadoria Administrativa. A primeira é um órgão deliberativo específico, no qual suas decisões são submetidas à homologação do Plenário do CFC. A segunda tem a função de execução.

Integram a Câmara os contadores Sergio Faraco (coordenador), Sebastião Célio da Costa Castro (coordenador adjunto), Miguel Ângelo Martins Lara e a contadora Maria Constança Carneiro Galvão.

Para conhecer mais sobre os trabalhos realizados pela Vice-Presidência clique aqui.

 

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.