Seminário Regional Interamericano de Contabilidade e I Convenção Sergipana de Contabilidade são realizados em Aracaju

Por Ana Paula Machado - Comunicação CRCSE

De 25 a 27 de maio de 2017, Aracaju (SE) recebeu o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade, promovido pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), e a I Convenção Sergipana de Contabilidade. Os dois eventos aconteceram simultaneamente no Hotel Comfort Aracaju.

Os eventos, com os temas “Ética e Transparência na Administração Pública” e “Desafio e Transparência nas Informações Prestadas”, respectivamente, tiveram como finalidade estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área e aos estudantes oportunidades para aprimoramento.

Na organização do evento, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) e AIC estimaram que aproximadamente 400 participantes, vindos de todos os estados brasileiros, estiveram no evento, cuja programação foi composta de cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras e painéis sobre tendências e desafios relacionados à Contabilidade.

Os eventos tiveram como apoiadores a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia Brasileira de Contabilidade  (Abracicon) e, como patrocinadores, Alterdata, Safeweb, Domínio, SCI E OMIE, Mastermaq e Secad.

 

Solenidade de abertura 

Na noite da quinta-feira, 25, aconteceu a solenidade de abertura, com a presença de nomes importantes para a contabilidade nacional e internacional. Para compor a mesa, participaram a presidente do CRCSE, Angela Andrade Dantas Mendonça; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; o primeiro vice-presidente da AIC, Cornélio Porras; o presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), Gustavo Gil Gil; a vice-presidente de Relações Institucionais da AIC e presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim;  o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior; o presidente da FBC, Juarez Domingues Carneiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Clovis Barbosa; o secretário de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE), José Modesto Passos Sobrinho; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE), Eliziário Silveira Sobral; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Josenito Vitale; o representando a Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, promotora Maria Helena Sanches Lisboa; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Salete Leite; e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sergipe (Sindcont), Arnaldo Rodrigues.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, parabenizou o CRCSE pela organização dos dois eventos. “Quero parabenizar todo o CRCSE pela organização desses dois eventos, dirigidos não só para a classe contábil sergipana, como também para participantes que vieram de todos os lugares. Nós, profissionais contábeis, somos conscientes do esforço que temos para empreender e para atingir nossos objetivos, essa é uma luta incansável de quem faz o sistema CFC/CRCs”, ressaltou.

Para a presidente da Abracicon e vice-presidente de relações institucionais da AIC, Maria Clara Bulgarim, o trabalho realizado na organização do evento mereceu parabéns. “Está sendo brilhante o trabalho que vem sendo realizado no CRCSE, como a organização desse evento grandioso, um marco na história deste Conselho”, comemorou.

“A finalidade do evento é estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos gestores públicos e profissionais da área, e também aos estudantes, que terão oportunidades para aprimoramento em uma das áreas que mais cresce no mundo, a Contabilidade”, explicou a presidente do CRCSE, Angela Dantas.

Angela Dantas, presidente do CRCSE

Além de autoridades,  ex-presidentes e conselheiros do CRCSE, presidentes dos CRCs do Rio de Janeiro, do Ceará e de Minas Gerais  e conselheiros do CFC e de CRCs participaram da solenidade de abertura.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.