Revista Brasileira de Contabilidade: Vem aí a quarta edição do Prêmio Olivio Koliver

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
 

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) deu início, em janeiro, ao processo de escolha do melhor artigo publicado na revista do Conselho Federal de Contabilidade durante o ano de 2016. Trata-se da quarta edição do Prêmio Olivio Koliver.

Lançado em 2013, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Porto Alegre (RS), o Prêmio Olivio Koliver tem o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, além de prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, Olivio Koliver, falecido em 2009.

O Prêmio é concedido ao melhor artigo selecionado entre os publicados na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), editada pelo CFC. A banca examinadora do Prêmio Olivio Koliver é composta por cinco membros, com a renovação a cada dois anos, seguindo sempre a seguinte composição: dois do Conselho Editorial da RBC; dois do Conselho Político ou Editorial da REPeC; e um a ser definido pela presidência do CFC.

Já foram realizadas três edições do Prêmio. A primeira em 2014, na sede do CFC, em Brasília (DF); a segunda, em 2015, no X Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, realizado em Belo Horizonte; e a terceira edição, 2016, no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, ocorrido em Fortaleza.

Os artigos e autores vencedores do Prêmio foram: 

 1ª Edição: “Consolidação da convergência das normas contábeis brasileiras: uma análise sobre o fim do Regime Tributário de Transição”. Os autores são Janilson Antonio da Silva Suzar, Jorge de Andrade Costa e Benjamim Cristobal Mardine Acuña.

2ª Edição: “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM n.° 480”. Os autores do artigo vencedor foram: Juliano Augusto Orsi Araújo, Cláudio Parisi, Aldy Fernandes da Silva e Wilson Toshiro Nakamura.

3ª Edição: “Reputação corporativa e desempenho: uma análise nas maiores companhias abertas do Brasil”. Os autores dos artigos vencedores são Sylvia Rejane Magalhães e André Haroldo Freitas de Moura.

Envie o seu artigo para a RBC

Os autores interessados em publicar artigos na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), uma das mais conceituadas do País na área contábil, podem acessar o site da revista e efetuar a submissão do artigo para análise do Conselho Editorial.

Em janeiro deste ano, o Conselho Editorial atualizou os documentos de padronização para submissão de artigos.  Os itens atualizados foram:

- Manual do Articulista - Orientações quanto aos artigos remetidos para análise do Comitê Técnico da Revista Brasileira de Contabilidade;

- Diretrizes para Autores - Experiências de ensino e aprendizagem;

- Diretrizes para Autores - Casos práticos e/ou tecnologias de Contabilidade e de gestão aplicados às organizações; e

- Declaração do Articulista.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.