Representante do CFC no IAASB apresenta trabalho realizado sobre auditoria mundial

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O  Plenário do CFC recebeu, no último dia 23 de outubro de 2015, durante a reunião plenária,  o representante do CFC no International Auditing and  Assurance Standards Board (IAASB),  Valdir Coscodai. O auditor fez uma explanação, aos conselheiros do CFC, sobre o trabalho que vem desenvolvendo no organismo internacional.

A vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, disse,  ao apresentar o auditor para o Plenário, “que o profissional vem representando muito bem o Brasil no que diz respeito às normas de auditoria”.

site6-1024x682

Da esq. para dir.: Valdir Coscodai, Verônica Souto Maior e José Martonio Alves Coelho

Coscodai iniciou sua apresentação demonstrando o plano estratégico do IAASB (2015-2019). “A estratégia tem o objetivo de desenvolver, acompanhar e facilitar a adoção dessas normas; e responder a preocupações sobre a aplicação das normas”, afirmou.

A conclusão de importantes projetos pelo IAASB também foi comentada pelo auditor, com destaque para  o apoio que visa promover a conscientização e a compreensão do novo relatório da auditoria; a conclusão da ISA 720 – Responsabilidades do auditor relativas a informações que acompanham as Demonstrações Financeiras (DFs); as divulgações nas demonstrações financeiras; e os relatórios do auditor – alterações às ISAs séries 800.

As séries 800, citadas por Coscodai, referem-se às normas ISA 800 – Auditorias de Demonstrações Contábeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para Propósitos Especiais; ISA 805 – Auditorias de Quadros Isolados das Demonstrações Contábeis e de Elementos, Contas ou Itens Específicos das Demonstrações Contábeis;  e ISA 810 – Auditoria de Demonstrações Financeiras Condensadas.

Segundo Coscodai, as normas da série 800 entrarão em vigor em dezembro de 2016 e só serão consideradas oficiais após o Public Interest Oversight Board (Piob) concluir a análise do processo e que as normas são de interesse público.

No que diz respeito ao ceticismo profissional, Coscodai disse que o Iaasb está analisando questões conceituais relacionadas ao tema, incluindo a coordenação com outros grupos que tratam de normas associadas como o Conselho Internacional de Normas Éticas para Contadores (Iesba) e o Conselho de Normas Internacionais de Educação em Contabilidade (Iaesb). “O objetivo é que as alterações nas normas reflitam um aumento do ceticismo profissional”, avalia.

Outro ponto citado na apresentação foi sobre as instituições financeiras, incluindo Estimativas Contábeis de Valor Justo. “As propostas para a alteração na ISA 450 – Estimativas Contábeis estão sendo analisadas pelo Iaasb, a fim de lidar com as possíveis implicações nos trabalhos de auditoria relacionados à norma IFRS 9 -  Instrumentos Financeiros”,  disse Coscodai.

O trabalho incluirá uma Nota Internacional de Práticas de Auditoria (IAPN), abordando a relação entre os auditores e os supervisores bancários e orientações específicas em relação às instituições  financeiras ou à IFRS9.

Ao final da apresentação o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, parabenizou o auditor pela explanação e disse que “é muito gratificante receber elogios dos organismos internacionais pelo profissionalismo e dedicação dos  profissionais brasileiros  que contribuem para o desenvolvimento da contabilidade mundial”, destacou Martonio.

No segundo mandado como membro do Iaasb, Valdir Coscodai vem atuando na elaboração e aprovação de diversas normas. No Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibracon), foi diretor da 2ª Seção Regional e membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas da entidade. Já no CFC, Coscodai contribui com o processo de convergência das normas de auditoria.

IAASB

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) é uma junta normativa independente, que estabelece  normas de alta qualidade sobre auditoria, revisão, asseguração e serviços relacionados. Trabalha para melhorar a qualidade e a consistência da prática em todo o mundo e, por consequência, reforça a confiança global da profissional e dos serviços prestados pelos auditores.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.