Presidente do CFC recebe Título de Cidadão de Fortaleza

Por Fabrício Santos 
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, recebeu durante a solenidade de encerramento do 20º CBC, ocorrida na noite do dia 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, o Título de Cidadão de Fortaleza. A comenda, proposta e entregue pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), ratifica o trabalho desse cearense, natural de Crato, no cenário da Contabilidade brasileira.

IMG_6292

Segundo o vereador, “um gestor de sucesso deve primeiro amar aquilo que faz e sua gestão, presidente Martonio, foi primordial para se aprender que é preciso persistência e vontade de ir à luta em busca de um ideal. E você é uma verdadeira inspiração para os nobres amigos que aqui dividiram suas ricas experiências”, disse Iraguassú.

No seu discurso, o presidente do CFC agradeceu pela conquista da comenda. “Partilho esta conquista com aqueles que têm caminhado comigo nessa seara contábil, que são os profissionais da contabilidade do meu estado, os quais me proporcionaram a inserção na classe, elegendo-me como presidente do CRCCE; todos os Conselheiros do CFC e dos Regionais; e com a classe contábil brasileira, que hoje me concede o privilégio de gerir os destinos de sua profissão”.

Líder classista, Martonio Coelho iniciou sua trajetória no Sistema CFC/CRCs como conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), em 1991. No ano seguinte, tornou-se presidente daquele Regional, onde realizou grandes feitos para a classe contábil cearense.

No CFC, o contador elegeu-se representante do estado no Plenário da entidade e, em 1998, assumiu a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional. Em 2004, foi eleito presidente do maior órgão da classe contábil brasileira. Durante sua gestão, deixou sua marca com grandes projetos voltados para a classe, como a aprovação de 36 Normas Brasileiras de Contabilidade; a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis; a criação do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC; a retomada do diálogo com parlamentares no Congresso Nacional e a sanção da Lei n.° 11.160/2005, que dispõe sobre a representatividade no Plenário do CFC; e promoveu a realização do 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em 2004; do V Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em 2005; e da 26ª Conferência Interamericana de Contabilidade, em 2005.

Em 2014, o contador é eleito, por unanimidade, para assumir novamente a presidência do Conselho Federal. No seu discurso de posse, Martonio reforçou a necessidade da intensa valorização do profissional da contabilidade e a retomada do diálogo com as Instituições de Ensino e com entidades públicas e privadas.

Em outubro de 2015, o contador foi reeleito para o seu terceiro mandato à frente do CFC, assumindo a Presidência em janeiro de 2016. Sua gestão vem sendo marcada pelo forte diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pela realização do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, considerado o maior e mais importante evento voltado para a classe contábil.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.