Penúltima edição do Seminário de Transparência e Controle Social acontece em Teresina

Iniciativa do CFC e da Controladoria-Geral da União, o seminário tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias no País

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A capital piauiense receberá, no dia 29 de setembro, a penúltima edição do Seminário de Transparência e Controle Social. O seminário, que teve sua primeira edição realizada em Manaus, no mês de abril, tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil e informar os gestores sobre as boas práticas de governança, além de promover a participação social para a melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.

A assinatura do termo de cooperação para a realização dos seminários ocorreu em março deste ano, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF).  Na oportunidade, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, afirmou que os eventos da parceria fazem parte da missão da entidade de atuar como fator de proteção dos cidadãos. “Essa parceria é uma possibilidade de promover o chamamento da sociedade para que ela cumpra o seu papel de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”, pontuou Martonio. Segundo ele, não há categoria melhor do que a dos profissionais da contabilidade para fazer esta sensibilização.

Além do Amazonas, os seminários foram realizados nos estados do Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. A última edição ocorrerá em Alagoas, no dia 30 de novembro.

O Conselho Federal de Contabilidade tem experiência em projetos voltados à transparência e boas práticas na área pública. Por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), o CFC foi um dos primeiros parceiros do Observatório Social do Brasil (OSB) e está presente em mais de 80% dos 110 Observatórios em funcionamento. Nos OSBs, os profissionais da contabilidade orientam os cidadãos sobre como fiscalizar as compras dos municípios.

O seminário é aberto aos profissionais da contabilidade, às entidades públicas e à sociedade. As inscrições para o evento são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do CFC (www.cfc.org.br/eventos).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.