Novo Código Comercial é tema do último Quintas do Saber do ano

Por Fabrício Santos

Brasília –  A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizará, no dia 9 de dezembro, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), a última edição do ano do projeto Quintas do Saber, que trará o tema “Novo Código Comercial: relação comercial com o mundo atual”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, será o mediador do painel, que contará com as presenças do deputado federal e presidente da Comissão Especial que institui o Código Comercial, Laércio José de Oliveira; e do deputado federal José Francisco Paes Landim, relator da Comissão. O debatedor do painel será o conselheiro do CFC João  Altair Caetano dos Santos, integrante da comissão do CFC para estudo e acompanhamento da aprovação do Novo Código Comercial Brasileiro, que tramita na Câmara como projeto de lei n.º 1.572/11 –  institui o Código Comercial e “disciplina, no âmbito do direito privado, a organização e a exploração da empresa”.

Em outubro deste ano, os membros da comissão do CFC realizaram uma reunião com os conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade para discutir as propostas do CFC ao projeto de lei e solicitar sugestões. Na ocasião, os membros da comissão apresentaram aos conselheiros uma proposta que contempla as prerrogativas dos profissionais da contabilidade; a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), especialmente quanto à escrituração e demonstrações contábeis; e os deveres dos empresários, no sentido da aplicação das normas contábeis no exercício de suas atividades.

Além do conselheiro João Altair, compõem a comissão, instituída pela Portaria CFC nº 65/05, o vice-presidente Zulmir Breda, os contadores Sergio Prado de Mello e José Nilton Junckes e a coordenadora parlamentar do CFC, Ludmila de Mello.

O projeto Quintas do Saber é uma parceria da Abracicon, CFC e da FBC e tem o objetivo de promover a discussão de temas relevantes para a sociedade e, em especial, para os profissionais da contabilidade.

A inscrição para o Quintas do Saber é gratuita e pode ser realizada pelo site da Abracicon www.abracicon.org.br ou pelo telefone (61) 3314-9513.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.