No domingo (20), haverá Exame de Suficiência

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

O gabarito preliminar das questões objetivas da prova será divulgado, nos sites da FBC e do CFC, em até 10 dias após a data de realização da prova

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) aplica, neste domingo (20), a segunda edição de 2015 do Exame de Suficiência. A aprovação no Exame é condição indispensável para obtenção do registro profissional. A prova será aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal.

O Exame de Suficiência foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2010 e tem como objetivo aferir o conhecimento mínimo para o pleno exercício da profissão. “A função da contabilidade é zelar pela sociedade. Para que isso ocorra efetivamente, precisamos garantir que o profissional tenha o conhecimento necessário para o desempenho de suas atividades”, explica José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC.

As provas são elaboradas por uma comissão composta por oito professores, alguns com dedicação exclusiva ao magistério e outros que também atuam no mercado. As provas levam cerca de um ano para serem elaboradas e abordam temas relativos à contabilidade geral; contabilidade de custos; contabilidade aplicada ao setor público; contabilidade gerencial; controladoria; noções de direito e legislação aplicada; matemática financeira e estatística; teoria da contabilidade; legislação e ética profissional; princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade; auditoria contábil; perícia contábil; e língua portuguesa aplicada. Contabilidade geral e princípios da contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade representam cerca de 40% do Exame.

O professor Oscar Lopes, integrante da comissão que elabora as questões do Exame de Suficiência, sugere que, nesta semana, os participantes revisem as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) que sofreram alterações no fim de 2014. “É bom reler as NBCs alteradas porque elas podem ter sofrido mudanças de fundamento e, assim, estarão diferentes de quando foram vistas no curso”, explica Lopes. Ele recomenda que, para o dia do certame, os alunos tenham tranquilidade. “Se o participante usar bem o tempo e ler atentamente, fará uma boa prova. Não há nada lá que não tenha sido visto durante o curso”.

As Normas alteradas no fim de 2014 foram: NBC TG 04, 05, 10,15, 22, 25, 26, 27, 28, 33, 38, 39 e 46; a ITG 20 e 19; e a CTG 07. Os textos atualizados podem ser conferidos em www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx.

A prova será aplicada em 126 municípios. O Estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, onde são esperados 8.799 participantes, em 19 municípios. Rio Grande do Sul e Minas Gerais realizarão provas em treze cidades.

No domingo (20), o candidato deverá comparecer ao local de prova levando documento com foto, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta. As provas começam às 9h30, horário de Brasília, e têm duração de quatro horas.

O candidato pode conferir o local em que vai realizar o certame no sistema de inscrição, no site da FBC (www.fbc.org.br) ou no do CFC (www.cfc.org.br). Essas informações estão disponíveis desde o dia 8 de setembro.

Números de Inscritos

Confira os números de inscritos por unidade da Federação:  Inscritos por UF

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.