Homenagens marcam cerimônia de encerramento de gestão no CFC

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

As duas últimas gestões do contador cearense José Martonio Alves Coelho à frente do Conselho Federal de Contabilidade – 2014/2015 e 2016/2017 – foram lembradas, pelos seus feitos e conquistas, em cerimônia realizada neste dia 6 de dezembro. Na ocasião, o presidente do CFC foi homenageado por trabalhar em favor do fortalecimento da contabilidade brasileira, por priorizar a educação continuada, por pautar a atuação dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) como um sistema integrado e harmônico em suas decisões e, ainda, por intensificar a proximidade do CFC com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e com entidades de interesses afins.

Eduardo Sabo e Martonio Coelho

Em ato de reconhecimento àqueles que auxiliaram o CFC em suas demandas durante esses quatro anos, Martonio Coelho entregou certificados de agradecimentos e troféus, que levam o selo “Amigos da Contabilidade”, instituído pelo Plenário do CFC, a profissionais de destacada atuação em alguns segmentos.

Ney Ribas e Martonio Coelho

Com a mensagem “O Conselho Federal de Contabilidade agradece pelo imensurável apoio às ações e aos projetos realizados pelo CFC durante as gestões 2014 a 2017”, o presidente homenageou Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), representando o segmento das organizações de interesse social; Eduardo Sabo, procurador do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), como personalidade do terceiro setor; e Clóvis Belbute Peres, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e supervisor nacional do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), como representante do segmento gestão pública brasileira.

Clóvis Belbute Peres e Martonio Coelho

O deputado federal Laércio Oliveira (SD/SE) recebeu a outorga “Amigos da Contabilidade” como membro do Legislativo que mais oportunizou apoio às demandas do CFC no Parlamento nacional. A entrega do troféu e do certificado ao deputado ocorreu em ocasião anterior, na manhã deste dia 6, no Plenário do CFC, em decorrência de compromisso previamente assumido pelo deputado.

Deputado Laércio Oliveira e Martonio Coelho

“O êxito das nossas gestões não teria sido possível sem o apoio de vocês”, afirmou o presidente do CFC, que encerra mandato no próximo dia 31 de dezembro. Martonio Coelho disse ainda que a tarefa dos gestores é “construir pontes”, em analogia ao alcance de metas. “Vocês foram alguns dos engenheiros que nos ajudaram a construir as nossas pontes”, completou.

Plenário recebe e faz homenagem

Na cerimônia, o presidente recebeu, por sua vez, uma homenagem dos conselheiros do CFC. Representando o Plenário, o vice-presidente Técnico, Zulmir Breda, afirmou que era por “justo e legítimo reconhecimento pela sua atuação em favor da imagem positiva da classe e pelo fortalecimento do Sistema CFC/CRCs”, que os conselheiros faziam questão de agradecer Martonio Coelho. Ele disse ainda que as conquistas do presidente jamais passarão despercebidas pelas próximas gestões dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.

Vice-presidente Técnico, Zulmir Breda, agradece, em nome de todos os conselheiros, o trabalho realizado por Martonio Coelho

A gestão que se inicia em janeiro de 2018 também irá substituir vários conselheiros do atual Plenário do CFC. Por isso, na cerimônia realizada na noite deste dia 6, eles foram lembrados e receberam agradecimentos por parte do presidente Martonio Coelho.

Os conselheiros que irão deixar o Plenário do CFC em 31 de dezembro são:

Luiz Fernando Nóbrega (SP)

Nelson Zafra (PR)

João Alfredo de Souza Ramos (ES)

Maria do Rosário de Oliveira (RN)

Juliana Aparecida Soares Martins (TO)

Cleber Oliveira de Figueiredo (PB)

Osvaldo Rodrigues da Cruz (CE)

Luiz Carlos de Souza (PR)

Paulo Luiz Pacheco (ES)

Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI)

José Augusto Costa Sobrinho (SE)

Paulo Walter Schnorr (RS)

Victor Domingos Galloro (SP)

Henrique Ricardo Batista (GO)

Gilsandro Costa de Macedo (PB)

Também encerram mandato no dia 31 de dezembro, mas não puderam estar presentes na homenagem, Edemar Wayhs (MT), Bernardo Rodrigues de Souza (AP), Pedro Miranda (RO), Hermelino de Jesus Souza (MA), Evandro Benedito dos Santos (MT) e Márcia Fátima Fernandes Dantas (AP).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.